Mauro Cid se rende e revela detalhes incriminatórios de sua atuação à PF

No decorrer desta semana, a mídia começou a noticiar que o militar estava disposto a cooperar na investigação

Tenente-coronel Mauro Cid - ex-funcionário de Bolsonaro | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recentemente, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), surpreendeu ao adotar uma postura colaborativa, fornecendo detalhes incriminatórios de sua atuação durante o governo passado. Segundo fontes consultadas, Cid prestou depoimento à Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (25/8) e segunda-feira (28/8), totalizando quase 16 horas de declarações. O teor de suas revelações inclui seu envolvimento no caso das joias sauditas e aborda também a relação entre Bolsonaro e o hacker Walter Delgatti, sob investigação por supostamente planejar a descredibilização das eleições e a interceptação ilegal do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As fontes indicaram que o valor das informações compartilhadas por Cid será avaliado conforme os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente, que englobam a divulgação da estrutura hierárquica e da distribuição de responsabilidades dentro da suposta organização criminosa.

Leia Mais

Contudo, possíveis acordos de delação premiada ou concessões de benefícios em troca de confissões ainda não estão decididos. Atualmente, a abordagem da PF consiste em ouvir o depoente e, antes de oferecer quaisquer benefícios legais, cotejar as declarações com as evidências já coletadas ou que venham a ser produzidas.

Neste caso específico, os investigadores dispõem de uma rica quantidade de evidências, como registros de localização obtidos através de torres de telefonia e dispositivos GPS de aparelhos celulares. Além disso, há correspondências eletrônicas, bem como informações fiscais e bancárias de todos os envolvidos.

Ao jornal O Globo, o advogado do tenente-coronel, Cézar Bittencourt, relatou que sua equipe está em processo de exame de um "volumoso material". Nesta quinta-feira (31), o Cid será novamente inquirido, marcando o terceiro depoimento da série. No mesmo dia, a PF tem agendado depoimentos de outras figuras vinculadas ao caso, incluindo o próprio ex-presidente e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL).

A possibilidade de que o militar efetuasse uma confissão veio a público inicialmente por meio da revista Veja, em 18 de agosto. Desde então, a defesa do tenente-coronel ofereceu interpretações divergentes sobre essa perspectiva, chegando até mesmo a negar a intenção de confissão. No decorrer desta semana, a mídia começou a noticiar que Cid estava disposto a cooperar.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES