Deputado trocava mensagens com golpistas e orientava bloqueios de rodovias

O deputado, ora atuando como mentor, ora como articulador, utilizava sua influência política para mobilizar apoiadores

Operação Lesa Pátria | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (18), o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) viu seu nome envolvido em buscas conduzidas pela Polícia Federal (PF), que revelou trocas de mensagens do parlamentar com um grupo de golpistas no Rio de Janeiro. As informações integram o inquérito da operação Lesa Pátria, com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com as investigações, Jordy teria orientado ações antidemocráticas, discutindo bloqueios de rodovias e participando ativamente de grupos envolvidos em atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. O deputado, ora atuando como mentor, ora como articulador, utilizava sua influência política para mobilizar apoiadores.

A PF realizou o cumprimento de oito mandados no Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal, sem divulgar os nomes dos alvos. Entre os mandados cumpridos no Rio, destacam-se apoiadores radicais de Jair Bolsonaro (PL), que montaram acampamento em frente à 2ª Companhia de Infantaria, em Campos dos Goytacazes, após as eleições de 2022.

Os investigadores também apontam buscas contra membros de um grupo extremista autointitulado "Associação Brasileira de Patriotas". Membros desse grupo foram registrados em fotos ao lado de Jair Bolsonaro, Jair Renan e deputados bolsonaristas como Zé Trovão (PL-SC). Importante ressaltar que a família Bolsonaro não é alvo desta fase da operação.

Intuito da operação

A ação da PF visa identificar os "mentores intelectuais, financiadores e incitadores" dos atos antidemocráticos ocorridos entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. Carlos Jordy, em um vídeo divulgado nas redes sociais, confirmou as buscas em sua residência no Rio de Janeiro, negando seu envolvimento nos atos golpistas e alegando que os policiais levaram uma arma e dinheiro que estavam guardados no imóvel.

A operação Lesa Pátria, em sua 24ª fase, busca desvendar o papel de figuras-chave nos eventos antidemocráticos ocorridos no país. Até o momento, a operação contabiliza 97 mandados de prisão preventiva, 313 mandados de busca e apreensão, além de significativas apreensões de bens e veículos. O objetivo é aprofundar a investigação sobre os responsáveis pela instigação dessas ações durante o período mencionado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES