PM de Rondônia é alvo da operação Lesa Pátria por ostentar arsenal de armas em casa

O militar é suspeito de financiar e promover os atos golpistas que ocorreram no 8 de janeiro

Armamento apreendido | Reprodução/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (8), um policial militar do estado de Rondônia (RO) tornou-se um dos alvos de busca e apreensão na nova fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A ação tinha como foco investigar e desmantelar atividades relacionadas aos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

As investigações revelaram que o policial militar possuía um arsenal em sua residência, composto por armas, apesar de estarem registradas regularmente, foram apreendidas pelos agentes da PF. O militar é suspeito de financiar e promover os eventos golpistas que ocorreram na data mencionada.

No total, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 48 mandados judiciais, incluindo 47 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, este último cumprido na Bahia (BA). As ações ocorreram em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Segundo informações obtidas pela reportagem, o ministro Alexandre de Moraes, responsável pela decisão, solicitou a apreensão das armas do policial militar e a revogação dos portes e registros de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Além disso, outras armas foram apreendidas em Mato Grosso (MT).

A lista de mandados distribui-se da seguinte forma:

Mandados de busca e apreensão:

  1. BA – 2
  2. DF – 5
  3. GO – 2
  4. MA – 4
  5. MG – 2
  6. MT – 10
  7. PR – 1
  8. RO – 1
  9. RS – 13
  10. SC – 2
  11. SP – 1
  12. TO – 3

Mandados de prisão preventiva:

  1. BA – 1

Como parte das medidas cautelares da Operação Lesa Pátria, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos causados ao patrimônio público possam alcançar a cifra de R$ 40 milhões.

Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. As investigações estão em curso, e a Operação Lesa Pátria permanece ativa, com atualizações periódicas sobre o número de mandados e capturas.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES