Desembargador Oton Lustosa anuncia aposentadoria do TJ-PI e surpreende

Ele possui 65 anos, e em tese, poderia permanecer no Tribunal até 2032, quando completaria 75 anos e ocorreria a aposentadoria compulsória.

Avalie a matéria:
Desembargador Oton Lustosa anuncia aposentadoria do TJ-PI | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, 15 de dezembro, o desembargador Oton Lustosa surpreendeu seus pares no Tribunal de Justiça do Piauí ao anunciar a sua aposentadoria voluntária da Corte.

O anúncio se deu logo no início da última sessão do Pleno de 2022, o desembargador pediu aparte para ler um texto de sua autoria que falava sobre a sua história na vida jurídica e por fim o comunicado da sua decisão prematura de se aposentar. Ele possui 65 anos, e em tese, poderia permanecer no Tribunal até 2032, quando completaria 75 anos e ocorreria a aposentadoria compulsória.

Leia Mais

"Ao longo da carreira, sempre considerei a possibilidade de me aposentar antes de completar a idade dos setenta anos. Falei dessa minha pretensão a colegas e amigos. Nos últimos tempos, avaliei que aos sessenta e cinco estaria pronto para essa tomada de decisão. Não me candidatei a cargo de gestão para o biênio que se finda nem para o que se inicia em 2023 porque tinha comigo a intenção de aposentar-me a qualquer dia. Pois bem. Nesta última sessão do Tribunal Pleno, deste ano de 2022, comunico aos colegas que me aposentarei voluntariamente até o fim do recesso forense, ou seja, estarei aposentado já primeiros dias de janeiro de 2023", disse.

Desembargador Oton Lustosa está de saída do TJ-PI (Foto: Divulgação)O desembargador disse que já sente saudade da Casa, e pediu a compreensão dos amigos e dos funcionários do Judiciário. "Ao anunciar a minha aposentadoria voluntária para breves dias, despeço-me das funções judicantes já com saudade, este sentimento sublime, próprio dos que amam o que têm, o que conquistam, o que fazem. Peço a compreensão de meus colegas de tribunal, de meus colegas juízes de primeiro grau, dos servidores do Poder Judiciário do Piauí, dos servidores comissionados de meu gabinete por não lhes ter comunicado esta decisão pessoal com larga margem de antecedência", afirmou.

Com a aposentadoria de Oton Lustosa, a vaga deverá ser ocupada por um juiz de carreira. Cabe lembrar que o TJ já tem um posto em aberto, após a aposentadoria compulsória do desembargador Paes Landim; a indicação para esta vaga será feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES