Dino dá 3º voto no STF contra poder moderador e chama ditadura de 'abominável'

O ministro afirmou que não há um “poder militar” e destacou que a função fica abaixo da 'soberania popular', conforme previsto na Constituição

Ministro Flávio Dino | Brenno Carvalho/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a interpretação do artigo 142 da Constituição, o ministro Flávio Dino enfatizou que a ditadura militar foi "um período abominável da nossa História Constitucional". Dino votou contra a tese de que as Forças Armadas possuem um poder moderador constitucional, considerando tal interpretação incorreta. Além disso, o ministro afirmou que não há um "poder militar" e destacou que a função é subordinada à '"soberania popular'", conforme previsto na Constituição.

O placar até o momento está em 3 a 0 nesse sentido, com Dino acompanhando o relator, Luiz Fux, com algumas ressalvas, e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso. O ministro destacou os 60 anos desde a interrupção da democracia no país, ressaltando as consequências dessa ruptura para o Estado de Direito.

A ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PDT em 2020, cujo relator é Luiz Fux, visa impedir a interpretação de que as Forças Armadas teriam poder moderador, o que não está previsto na Constituição. Dino salientou que a função militar é subordinada aos poderes civis e não superior a eles, conforme estabelecido na Carta Magna.

O julgamento, iniciado recentemente, deve ser concluído até o próximo dia 8 de abril, e até o momento, o entendimento majoritário no STF é de que as Forças Armadas não possuem poder moderador constitucional entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES