Discurso na ONU e reuniões: como foi a primeira viagem oficial de Janja sem Lula

Sua presença como socióloga demonstra sua influência e compromisso com a promoção da igualdade de gênero em âmbito internacional

Primeira-dama Janja Lula | Claudio Kbene/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana passada, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, realizou sua primeira viagem internacional durante o mandato, sem a companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para participar de um importante evento da ONU em Nova York. Durante sua estadia na cidade, Janja dedicou-se a reforçar internacionalmente a política de gênero que está sendo construída pelo governo federal brasileiro.

Acompanhada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Janja integrou a comitiva do Ministério das Mulheres designada pelo presidente Lula para participar da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, considerado um dos maiores eventos sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

Durante o evento, Janja participou ativamente de mais de dez reuniões bilaterais, eventos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e discursou na Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, destacando-se como a única primeira-dama presente entre delegações de 193 países. Além disso, ela criticou a falta de representação feminina no tribunal, ressaltando que o Planalto tinha "muito o que aprender" com as mulheres.

“Toda vez que eu chego lá num evento no Supremo, eu vou direto para ela (Cármen Lúcia). Porque eu sempre entro naquela sala, e é uma sala muito masculina. Aquilo me incomoda muito, e aí eu sempre busco a ministra Cármen lá. Eu espero, realmente, é um espaço muito difícil, mas eu espero que ainda esse espaço possa ser de mais mulheres”, afirmou, em março.

Sua presença como socióloga, designada pelo presidente, demonstra sua influência e compromisso com a promoção da igualdade de gênero em âmbito internacional. Janja ressaltou a importância da participação feminina em espaços de decisão, destacando a necessidade de mais mulheres ocuparem esses cargos.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES