TSE condena Jovem Pan a pagar R$ 30 mil por alegar que Janja 'fuma maconha'

No mesmo discurso, a comentarista da emissora elogiou Michelle Bolsonaro: “mulher impecável representando a direita, os valores, a bondade e a beleza”

Janja e Pietra Bertolazzi | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou uma multa de R$ 30 mil à influenciadora Pietra Bertolazzi, comentarista da Jovem Pan, por veicular informações inverídicas sobre Janja da Silva, esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante as eleições de 2022.

O comentário de Bertolazzi, feito durante um programa da Jovem Pan, atacou Janja ao afirmar que ela teria o apoio de "maconhistas" e "pessoas perdidas na vida". Em contrapartida, a apresentadora elogiou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). O relator do caso, ministro Nunes Marques, votou para manter a decisão de 2022 e negar o recurso, determinando a retirada do conteúdo do ar.

“Enquanto você tem ali a Janja abraçando o Pabllo Vittar e fumando maconha, fazendo sei lá o quê, você tem uma mulher impecável representando a direita, os valores, a bondade, a beleza […] Michelle [Bolsonaro]”, disse Bertolazzi na ocasião.

Nunes Marques destacou que os meios de comunicação não podem ser agentes de discriminação e violência, afirmando que "não podem ser tolerados discursos de ódio". O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou que Bertolazzi "praticava dia e noite discurso de ódio" e enfatizou que ataques a cônjuges de candidatos no contexto eleitoral serão julgados pelo TSE.

A Corte considerou que o comentário, inserido no contexto eleitoral, configurou veiculação de fake news e abordou pautas de costumes relevantes na campanha, como a descriminalização de drogas e identidade de gênero. A ministra Cármen Lúcia ressaltou a vertente sexista do discurso de ódio, enquanto o ministro André Tavares concordou que a declaração de Bertolazzi visava atingir Lula, ainda que indiretamente.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES