Disputa pelo Ministério da Justiça se acirra com possível indicação de Dino ao STF

Lula busca escolher uma mulher para substituir o ministro no MJSP

Flávio Dino ao lado de Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A possível indicação do ministro da Justiça (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA), para o Supremo Tribunal Federal (STF) desencadeou uma intensa disputa pela vaga em seu ministério, mesmo antes da confirmação oficial da indicação. Dentro e fora da Esplanada dos Ministérios, diversos postulantes ao cargo já se movimentam, com aliados do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) destacando a disposição de nomear uma mulher para essa posição, algo inédito na história do MJSP.

No âmbito do governo, a corrida pelo cargo se desenvolve no time de Dino, com candidatos como o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho; o secretário executivo da pasta, Ricardo Cappelli; e o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous. Apesar das negativas públicas sobre a existência de uma competição, informações de bastidores indicam que a disputa está em andamento.

Leia Mais

Os defensores de Botelho destacam sua vasta experiência jurídica, contrastando com Cappelli, que não possui formação nesse campo. Além disso, ressaltam a retórica de Botelho e expressam preocupação com uma eventual nomeação de um jornalista para o comando da Justiça, sugerindo uma opção por Cappelli.

Já os apoiadores de Cappelli enfatizam sua especialização em administração pública e sua atuação como interventor no Distrito Federal, papel para o qual foi nomeado por recomendação de Flávio Dino após os incidentes de janeiro. O secretário executivo atualmente ocupa um cargo de confiança e é visto como um homem próximo ao governador.

A competição também extrapolou os limites do Ministério da Justiça, com outros ministros na Esplanada sendo considerados para a vaga de Dino no caso de sua ida para o STF. Silvio Almeida, dos Direitos Humanos; Vinicius Carvalho, da CGU; e Jorge Messias, da AGU, são citados, sendo este último reticente quanto à ideia de suceder Dino.

Embora Lula manifeste a disposição de nomear uma mulher para a Justiça, cogita-se que a AGU pode apresentar mais opções femininas, como a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, e a assessora especial de diversidade e inclusão da AGU, Cláudia Trindade.

A disputa pela vaga também é vista como um dos motivos para a saída de Silvio Almeida de um grupo de WhatsApp de advogados apoiadores de Lula. A especulação sobre uma possível indicação do coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, também é mencionada.

Embora Flávio Dino seja apontado como favorito, há um grupo no PT que insiste na opção de Jorge Messias para o STF, considerando-o mais alinhado com o partido.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES