Eleitores de Bolsonaro repudiam ataques do 8/1, mas 'perdoam' o ex-presidente

Entre os eleitores de Lula, 94% desaprovam os ataques, com 76% afirmando que Bolsonaro teve alguma influência neles

Jair Bolsonaro e apoiadores | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest sobre os eventos de 8 de janeiro revela que a grande maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) repudia os acontecimentos do ano anterior, porém, poupa o ex-presidente e seus apoiadores de qualquer responsabilidade nos tumultos em Brasília.

Entre os entrevistados que afirmaram ter votado em Bolsonaro em 2022, 85% desaprovam as invasões (enquanto 11% as aprovam) e 81% isentam o ex-capitão do Exército de qualquer responsabilidade. Por outro lado, entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 94% desaprovam os ataques, com 76% afirmando que Bolsonaro teve alguma influência neles.

Bolsonaro deixou o Brasil em 30 de dezembro para evitar a transição de poder para Lula e estava nos Estados Unidos durante a tentativa bolsonarista. Além de questionar as urnas e os resultados eleitorais, ele incentivou seus apoiadores a permanecerem em frente aos quartéis do Exército e divulgou repetidamente material de natureza golpista. O ex-presidente está sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), que apura sua eventual responsabilidade nos eventos.

Globalmente, a pesquisa revela que 89% dos entrevistados desaprovam os ataques, enquanto 6% os aprovam, representando um aumento de dois pontos percentuais em relação a um levantamento realizado pela Genial/Quaest em fevereiro de 2023.

A questão sobre a influência de Bolsonaro nos ataques dividiu os entrevistados: 47% acreditam que ele teve alguma responsabilidade, enquanto 43% discordam. A maioria (51%) acredita que os participantes da invasão aos prédios dos Poderes "são radicais e não representam os eleitores de Bolsonaro".

Na região Sul do país, que é uma base eleitoral significativa de Bolsonaro, 9% dos entrevistados se mostraram favoráveis aos ataques. A pesquisa, realizada entre 14 e 18 de dezembro, entrevistou presencialmente 2.012 pessoas com 16 anos ou mais, em todos os estados do país, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES