Entenda como Janja agiu para impedir a tomada do poder pelos militares no 8/1

Lula revelou que a primeira-dama foi a primeira a alertá-lo sobre os riscos de decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

Lula e Janja | Reprodução/Folha de SP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rosângela da Silva, conhecida como Janja, primeira-dama do Brasil, desempenhou um papel crucial na contenção das tensões entre parte dos militares que buscavam assumir o controle do governo em 8 de janeiro de 2023. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, em entrevista ao documentário "8/1: A Democracia Resiste", da GloboNews, um ano após o episódio de violência em Brasília, como a socióloga influenciou a decisão no cenário político.

Lula compartilhou que Janja foi a primeira a alertá-lo sobre os riscos de decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Segundo o presidente, ela argumentou que a medida poderia abrir espaço para uma ala militar que buscava romper com a democracia.

"Janja me alertou: 'Não aceita GLO porque é exatamente o que eles querem, é tomar conta do governo'", relatou Lula. "Se eu dou autoridade para eles [militares], eu tinha entregado o poder para eles", acrescentou.

O conselho da primeira-dama foi acatado por Lula, mas enfrentou forte resistência entre os membros da Defesa. O ministro José Múcio Monteiro, por exemplo, foi um dos defensores contrários à posição de Janja e pressionou o presidente para que o decreto fosse assinado.

Durante a entrevista para o documentário, Lula compartilhou que, literalmente, bateu na mesa para reforçar sua posição: "Disse que não ia ter GLO", rememorou ao descrever o tenso episódio.

A GLO, prevista no artigo 142 da Constituição Federal, é aplicada em situações graves de perturbação da ordem, quando as forças tradicionais de segurança pública, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, se mostram insuficientes. O decreto concede às Forças Armadas a atribuição de poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.

No sábado (6), dois dias antes do primeiro aniversário da tentativa de golpe no país, Lula já havia explicado os motivos que o levaram a não decretar a GLO. Na ocasião, o argumento de Janja sobre a disputa de poder foi reforçado por Lula. "Eu disse ao ministro Flávio Dino que não teria GLO. Eu não faria GLO porque quem quiser o poder que dispute as eleições e ganhe, como eu ganhei as eleições", declarou em um vídeo após questionamento do jornal Folha de S. Paulo.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES