Especialistas afirmam que delito da vadiagem é racismo. Mudança em análise!

A existência desse delito tem levado muitas pessoas, especialmente as mais pobres, a carregar a carteira de trabalho consigo ao sair de casa, buscando se proteger diante da possibilidade de abordagem policial.

Fabiano Contarato é o relator da proposição | Pedro França e Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado está avaliando a possibilidade de remover a 'vadiagem' da lista de contravenções do direito penal brasileiro. Esse delito existe desde os tempos do Império, punindo indivíduos que não possuem trabalho e se dedicam à ociosidade.

Atualmente, a punição para a vadiagem está prevista na Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688), assinada pelo presidente Getúlio Vargas em 1941, durante a ditadura do Estado Novo. Os chamados 'vadios' podem enfrentar até três meses de prisão.

Leia Mais

A existência desse delito tem levado muitas pessoas, especialmente as mais pobres, a carregar a carteira de trabalho consigo ao sair de casa, buscando se proteger diante da possibilidade de abordagem policial.

O projeto de lei para abolir o delito de vadiagem (PL 1.212/2021) está avançando no Senado, tendo sido aprovado recentemente pela Comissão de Segurança Pública (CSP) e agora está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja aprovado no Senado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

O autor do projeto é o senador Fabiano Contarato (PT-ES), que possui formação em direito e é delegado de polícia. Para ele, a contravenção da vadiagem deveria ter sido eliminada há muito tempo, pois seu verdadeiro objetivo é promover o racismo e o ódio contra os pobres.

Contarato destaca que a definição de 'vadiagem' é ampla e genérica, permitindo interpretações equivocadas pelos operadores do direito, resultando em um controle social do Estado sobre os cidadãos, promovendo desigualdades e penalizando os mais pobres. Especialistas têm apontado que a existência do delito promove o racismo. 

"A tipificação penal da vadiagem vem de uma época em que prevalecia o chamado direito penal do autor. Punia-se a pessoa pelo que ela era, não pelo que ela fazia. Esse direito penal foi depois aplicado em regimes como o fascista, o nazista e o stalinista. Na democracia, não há espaço para ele. Por isso, muitos juízes e doutrinadores entendem que a vadiagem como contravenção não foi recepcionada pelo ordenamento jurídico da Constituição de 1988", pontuou o jurista Rubens Casara em entrevista à Agência Senado.

Nesse sentido, também à Agência Senado, o desembargador substituto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) João Marcos Buch, reverberou sobre o teor da tipificação penal

"A elite brasileira sabia que a escravidão seria abolida mais cedo ou mais tarde e certamente os futuros ex-escravizados não receberiam trabalho, terra, moradia, escola, indenização. Eles se transformariam automaticamente, na visão dessa elite, numa grande massa perigosa, violenta, criminosa, sem nada a perder. Com a criminalização da vadiagem, a elite buscou garantir a sua própria proteção e conservar, não mais pela via da escravidão, mas por meio da lei, o controle sobre a população negra", sinalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES