“Extremamente exitosas”, diz Lula sobre reuniões de líderes Celac-UE

Ressaltar o interesse de dimensão inédita do bloco europeu em estabelecer parcerias com os países da América Latina

"Extremamente exitosas", diz Lula sobre reuniões de líderes Celac-UE | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "altamente bem-sucedidas" as reuniões entre líderes da América Latina e Europa durante a 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), realizada nesta semana em Bruxelas, Bélgica. “De todas as que participei com a União Europeia, esta foi a mais exitosa”, disse o presidente ao ressaltar o interesse de dimensão inédita do bloco europeu em estabelecer parcerias com os países da América Latina. 

“O fato de ter a participação de 60 países demonstrou de forma inequívoca o interesse da Europa de voltar seus olhos para a América Latina. Poucas vezes vi tanto interesse político e econômico dos países da União Europeia para com a América Latina. Possivelmente pela disputa dos EUA e China; possivelmente pelos investimento da China na África e na América Latina; possivelmente pela nova rota da seda; possivelmente pela guerra [entre Rússia e Ucrânia]”, disse o presidente em coletiva de imprensa, pouco antes de embarcar de volta ao Brasil, com escala em Cabo Verde.

De acordo com Lula, o "dado concreto" é que a UE demonstrou "muito" interesse em retomar os investimentos, anunciando € 45 bilhões em investimentos no continente. Além disso, em um documento, eles reafirmaram sua intenção de auxiliar no financiamento dos US$ 100 bilhões para combater o desmatamento nas florestas.  

O presidente destacou que, durante as conversas, ficou claro que o Brasil vive um outro momento e que está voltando a fazer política internacional, "voltando a ocupar seu papel de protagonista”. “E quando se trata da questão da bioeconomia e da mudança na matriz energética, o Brasil é imbatível e levado muito a sério. Não vamos jogar fora essa oportunidade”, disse.

“A parte do mundo que pode produzir o hidrogênio verde que a Europa precisa é exatamente a nossa querida América do Sul. Saio daqui feliz porque conseguimos um intento muito grande, que foi restabelecer de forma madura as negociações com a União Europeia.” 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES