Lula e Macron defendem retirar sanções se houver eleição na Venezuela

Uma primeira versão desse texto foi vetada pelos representantes da Venezuela que consideraram o comunicado muito favorável à oposição do país

Lula e Macron defendem retirar sanções se houver eleição na Venezuela | Reprodução/YouTube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os líderes da Argentina, Brasil, Colômbia e França emitiram uma declaração conjunta, na qual instaram o governo venezuelano e os representantes da oposição no país a retomarem o diálogo e garantirem a realização de eleições livres e transparentes na Venezuela. 

O documento foi publicado nesta terça-feira (18), um dia após reunião, em Bruxelas, com a participação dos presidentes Emmanuel Macron (França), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina), além do Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell. Eles se reuniram na mesma mesa com a vice-presidenta da Venezuela e o negociador-chefe da Plataforma Unitária da oposição venezuelana, Gerardo Blyde.

"Os chefes de Estado e o Alto Representante instaram o governo venezuelano e a Plataforma Unitária da oposição venezuelana a retomar o diálogo e a negociação no âmbito do processo do México, com o objetivo de chegarem a um acordo, entre outros pontos da agenda, sobre as condições para as próximas eleições. Eles fizeram um apelo em prol de uma negociação política que leve à organização de eleições justas para todos, transparentes e inclusivas, que permitam a participação de todos que desejem, conforme a lei e os tratados internacionais em vigor, com acompanhamento internacional", diz a declaração.  

Os presidentes e o Alto Representante, ainda de acordo com a declaração, garantem que se houver avanço na negociação das eleições, a Venezuela poderá se ver livre das sanções econômicas atualmente impostas ao país. "Esse processo deve ser acompanhado de uma suspensão das sanções, de todos os tipos, com vistas à sua suspensão completa", diz o texto. Os participantes da reunião prometeram manter a diálogo sobre o assunto ao longo do próximo período.

No próximo ano, a Venezuela realizará eleições gerais, porém a oposição no país levanta questionamentos em relação às decisões de órgãos públicos que resultaram na desqualificação de alguns de seus principais candidatos. Recentemente, a ex-deputada María Corina Machado foi condenada à perda dos seus direitos políticos por um período de 15 anos. Além disso, os políticos de oposição Henrique Capriles e Freddy Superlano também estão impossibilitados de concorrer à Presidência do país. A data exata das eleições ainda está pendente de definição. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES