Fake news: jornal irlandês de extremista de direita é usado no Brasil para espalhar mentiras

Editora do jornal, Gemma O'Doherty, conhecida como a rainha da conspiração na Irlanda e líder anti-lockdown. O apreço por fake news é tanto, que ela foi banida das redes sociais.

Gemma O'Doherty, editora do Irish Light | Telegram/Gemma O'Doherty
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A disseminação de notícias falsas através da imagem da capa de um jornal irlandês, intitulado "The Irish Light Free", voltou a ganhar destaque no Brasil, sendo compartilhada nas redes sociais por negacionistas. A manchete traduzida alega um aumento nas doenças cardíacas em crianças desde a vacinação contra a COVID-19, e essa fake news começou a circular no ano passado, liderada pela extremista de direita irlandesa Gemma O'Doherty.

Gemma O'Doherty, ex-jornalista condenada e multada por violar regulamentos da COVID-19, está por trás da manchete investigada, que atribui supostos dados sobre mortes e sequelas em crianças pós-vacinação da COVID-19 ao Centro de Controle de Doenças dos EUA e ao Escritório Nacional de Estatísticas Britânico. No entanto, ambas as instituições refutam as informações publicadas no texto.

Leia Mais

Apesar de monitorarem e divulgarem pesquisas e dados sobre o tema, nenhuma das instituições identificou um aumento de óbitos ou efeitos graves em crianças relacionados à vacinação contra a COVID-19. O órgão britânico alerta para a "interpretação enganosa dos dados", enquanto o centro norte-americano destaca o rigoroso monitoramento de segurança das vacinas da COVID-19.

A desinformação veiculada pelo jornal extremista resultou em processos no mundo, incluindo o caso de uma mãe enlutada cujo filho, não vacinado, foi erroneamente associado a mortes no artigo de 2022, sugerindo a culpa da vacina COVID "não testada e perigosa".

Gemma O'Doherty, conhecida como a rainha da conspiração na Irlanda e líder anti-lockdown, já foi presa por desacatar autoridades e desrespeitar regras de combate à Covid. Além disso, foi excluída de várias redes sociais, com o Twitter banindo a candidata fracassada às eleições presidenciais por repetidas violações das regras e comportamento abusivo. A ex-jornalista irlandesa também foi excluída do YouTube e Facebook.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES