Mãe de Moraes compartilha fake news com acusações graves contra o filho

De acordo com os autores, o vídeo utilizava edições de imagens e declarações para acusar o ministro de perseguição política e de tomar decisões arbitrárias

Alexandre de Moraes - ministro do STF | Vinícius Schmidt/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Glaucia de Almeida Moraes, mãe do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi protagonista do compartilhamento de um vídeo bolsonarista contendo fake news e ataques ao seu próprio filho no ano passado. A revelação é apresentada no livro "O tribunal — como o Supremo se uniu ante a ameaça autoritária", escrito pelos jornalistas Felipe Recondo e Luiz Weber.

De acordo com os autores, o vídeo utilizava edições de imagens e declarações para acusar Moraes de perseguição política e de tomar decisões arbitrárias. Moraes reagiu imediatamente ao descobrir o compartilhamento do vídeo pela mãe, questionando se ela havia prestado atenção no conteúdo antes de enviá-lo aos amigos pelo WhatsApp. Glaucia admitiu que não tinha assistido ao vídeo até o final e interrompeu imediatamente a disseminação da fake news.

Atrito entre STF e PGR

O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico, enviou um parecer a Alexandre de Moraes, no qual manifestou sua oposição à inclusão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mesmo inquérito que investiga a apropriação de presentes de luxo recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato.

Datado de 18/10, o documento revela que Carlos Frederico, ao justificar sua posição contrária à inclusão de Lula, lançou uma alfinetada no ministro da Suprema Corte, abordando o escopo amplo e modulado de certas investigações. Ele expressou a necessidade de estabelecer filtros para petições com "claro viés político", visando evitar confusões jurídicas e incriminações baseadas em conjecturas desprovidas de elementos mínimos.

O subprocurador-geral argumentou que é crucial negar seguimento a pleitos manifestamente descabidos, otimizando os deveres funcionais dos órgãos ministeriais e jurisdicionais e mantendo o judiciário distante das divergências políticas e ideológicas durante o período eleitoral e pós-eleitoral.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES