Moraes quer medida drástica contra políticos que usarem IA para fake news

O ministro do STF defende a cassação e reiterou seu apoio à regulamentação das chamadas big techs, responsáveis pela administração de redes sociais.

Moraes defende cassação de políticos que usarem IA para fake news | Antônio Augusto/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, destacou a possibilidade de cassação de mandatos municipais em casos de campanhas que recorram à inteligência artificial (IA) para disseminar desinformação durante as eleições. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (4) durante um seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.

Além de presidir o TSE, Alexandre de Moraes também atua como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e expressou sua preocupação em relação ao uso maléfico da IA para promover enganações. Segundo Moraes, é necessário aplicar punições mais rigorosas, como cassações, a fim de proteger a integridade das próximas eleições. O ministro do STF reiterou seu apoio à regulamentação das chamadas big techs, responsáveis pela administração de redes sociais.

Leia Mais

Moraes enfatizou que a utilização da IA com o intuito de otimizar a disseminação de desinformação tem como objetivo prejudicar a democracia. Ele argumenta que essa prática busca corroer os fundamentos das democracias ocidentais, seja para a manutenção ou conquista de poder por parte de regimes autoritários ou de extrema direita.

"A possibilidade desse ingrediente novo, a IA para otimizar a desinformação, isso tem uma causa e uma finalidade. Os instrumentos vão se aperfeiçoando. A utilização maléfica tem uma finalidade, que é sempre a mesma, atacar a democracia, corroer os pilares das democracia ocidentais para manutenção no poder ou conquista de poder de regimes autoritários e de regimes de extrema direita", sinalizou.

O ministro avaliou que as eleições de 2018, 2020 e 2022 foram marcadas por uma "overdose" de desinformação. Ele destacou que em 2018 o Judiciário foi surpreendido por esse problema durante o pleito, mas que, em 2022, houve um sucesso maior na contenção de mentiras nas redes sociais. No entanto, Moraes alertou para uma nova etapa do combate, com o surgimento das ferramentas de deepfake, que permitem a criação de situações falsas com rostos e vozes idênticos aos reais por meio da IA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES