Filhos de Lira vão à Justiça e tiram prédio da mãe com dívida de R$ 179 mil

A ex-esposa do presidente da Câmara afirma que caiu numa 'armação'

Com risco de perda, filhos de Lira tomam imóvel da mãe | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-mulher do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), Julyenne Lins, perdeu recentemente o usufruto do apartamento que lhe foi atribuído como parte da divisão de bens após o divórcio. O imóvel está localizado na praia da Ponta Verde, em Maceió, e os novos proprietários são dois filhos do casal.

Entenda o caso

Leia Mais

Os dois filhos de Lira e Julyenne recorreram à Justiça para tirar o direito da mãe após serem informados sobre a cobrança de uma dívida de R$ 179,2 mil. A quantia está relacionada às taxas de condomínio não pagas por ela. O termo 'usufruto' é conceituado como um tipo de doação que concede o direito à pessoa usar o imóvel, mas sem ser a proprietária.

A suspensão do tributo ocorreu porque a Justiça entendeu que os donos do imóvel corriam risco de perder o apartamento devido ao não pagamento do imóvel, uma vez que ele pode ser penhorado e até leiloado em casos de dívida em débito.

Jullyene, por sua vez, alega que foi vítima de uma 'armação' dos filhos. "Eu deveria ter sido cobrada e, apenas quando exaurida a cobrança, se não pagasse, poderiam me tirar o usufruto", afirmou, em nota.

Ação judicial

Em 2021, o condomínio entrou com ação de cobrança contra a ex-esposa de Lira. A administração diz que ela deixou de realizar os pagamentos das taxas de estadia desde agosto de 2018.

Sem êxito nessa ação, o prédio recorreu à Justiça para a inclusão dos filhos no contrato, visto que eles, como proprietários, devem pagar a dívida acumulada.

"Por não ter a Sra. Jullyene honrado o compromisso inicial de pagar a dívida, conforme decisão interlocutória, que sejam os verdadeiros possuidores do título de escrituração do imóvel intimados para efetuar o pagamento do valor atualizado", aponta o condomínio.

Posicionamento do advogado dos filhos Lira

O advogado do presidente da Câmara e de seus filhos, Milton Gonçalves Ferreira Netto, afirmou à imprensa que a ação judicial movida é contra Jullyene, e que os filhos do deputado foram convocados na condição de proprietários, "em razão da inadimplência por parte da devedora".

Os filhos de Arthur Lira já apresentaram defesa [embargos à execução], demonstrando que a responsabilidade pelo débito é da antiga usufrutuária. Ainda não houve decisão final do Judiciário em relação ao processo", disse.

O que Jullyane Lins diz

A ex-mulher de Lira, pega de surpresa pela intimação, relata que soube da perda do usufruto só quando recebeu a nova ação de cobrança do imóvel, com o anúncio da decisão judicial.

"Foi uma verdadeira armação, que resultou agora na perda de usufruto", alegou. É mais uma ação de violência patrimonial continuada contra mim, porque volto à estaca zero, sem nenhum patrimônio e com todas as dívidas após a separação", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES