Lira comemora denúncia arquivada pelo STF: “Tenho a consciência tranquila”

Em operação da PF, um funcionário do deputado foi pego com R$ 106 mil, dizendo que o valor seria entregue a Lira

Avalie a matéria:
Após arquivamento de caso, Lira comemora usando as redes sociais | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (07), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) descartou uma denúncia contra o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). Os ministros mudaram a decisão já decretada de acatar a acusação e investigar o deputado.

Os magistrados André Mendonça, Dias Toffoli e Luiz Fux se posicionaram contra a denúncia, por compreender que não há provas suficientes de crime por parte de Lira. Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, por sua vez, já tinham depositado seus votos para transformar o parlamentar em réu, mas reanalisaram a acusação e mudaram sua decisão.

Leia Mais

O julgamento começou em 2019, mas sofreu uma paralisação a pedido de Toffoli. Na ocasião, havia maioria de votos para abrir a ação penal. A maior parcela da Corte tinha seguido o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, aposentado no ano passado.

O caso envolvendo Lira está relacionado com as investigações da Operação Lava-Jato. Na ação, o deputado era apontado como destino final de R$ 106 mil em propina encontrados com um funcionário dele no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Ao ser pego pela Polícia Federal (PF), o funcionário alegou que a quantia seria levada a Lira em Brasília. A Procuradoria-Geral da República (PGR), que requereu a denúncia, depois passou a apoiar o arquivamento do caso.

"Recebi com serenidade a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal de arquivar uma investigação contra mim", escreveu Lira, nas redes sociais. "Tenho a consciência tranquila de que, nos 24 anos de atividade política, jamais cometi qualquer tipo de transgressão. Fez-se justiça", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES