Flávio Bolsonaro é multado pelo TSE por divulgar notícia falsa contra Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou uma ação na Justiça Eleitoral alegando que Flávio Bolsonaro e Rômulo Quintino teriam atuado para disseminar uma mentira.

TSE multa Flávio Bolsonaro em R$ 5 mil por associar Lula ao demônio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral resultou na aplicação de uma multa de R$ 5 mil ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela divulgação de notícias falsas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O episódio ocorreu em fevereiro de 2022.

Na data em questão, o senador e o vereador de Cascavel (PR), Rômulo Quintino, publicaram em suas redes sociais uma suposta citação do presidente Lula que dizia: "Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim". O TSE considerou a afirmação uma fake news e determinou a aplicação da multa ao senador.

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou uma ação na Justiça Eleitoral alegando que Flávio Bolsonaro e Rômulo Quintino teriam atuado para disseminar uma mentira. No entanto, a relatora do caso, Maria Claudia Bucchianeri, rejeitou a ação por entender que não havia relação com as eleições, uma vez que o fato ocorreu distante do período eleitoral. O processo foi submetido a julgamento no plenário virtual. 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, discordou da relatora Maria Claudia Bucchianeri e votou a favor da aplicação de multa a Flávio Bolsonaro e Rômulo Quintino por propaganda eleitoral negativa. Além disso, Moraes determinou a remoção imediata do conteúdo. 

A posição do ministro foi seguida pela maioria dos membros do plenário do TSE, que acataram a aplicação da multa e a retirada do conteúdo falso divulgado nas redes sociais. A decisão do TSE reforça a importância da lisura do processo eleitoral e serve como um alerta para que os candidatos evitem práticas ilegais e a disseminação de informações falsas durante o período eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES