Lula lamenta morte de David Miranda: jovem de trajetória extraordinária

Miranda estava internado desde agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal, mas foi vítima de sucessivas infecções.

David Miranda morreu aos 37 anos no Rio de Janeiro | Rodrigo Pertoti/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 09 de maio, o ex-deputado federal David Miranda faleceu aos 37 anos, após enfrentar um quadro grave de septicemia. Miranda estava internado desde agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal, mas foi vítima de sucessivas infecções.

A notícia da morte de Miranda foi lamentada pelo presidente Lula, que expressou seus sentimentos pelo Twitter: "Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais". Outras autoridades também se manifestaram, reforçando o sentimento de perda.

Leia Mais

David Miranda deixou um legado importante para a política brasileira e para a luta pelos direitos humanos. Ele completaria 38 anos nesta quarta-feira (10) e deixa dois filhos. Em uma rede social, seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, fez uma emocionante homenagem: "Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos".

Quem foi David Miranda?

David Miranda nasceu e cresceu no Jacarezinho e tornou-se conhecido por seu trabalho na coordenação da campanha pelo asilo de Edward Snowden no Brasil e por suas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, junto a seu marido Glenn Greenwald.

Em 2013, Miranda foi detido pelo governo britânico quando estava em trânsito pelo aeroporto de Heathrow. A detenção ocorreu em função de seu trabalho na divulgação das informações sobre vigilância em massa. Sua detenção foi amplamente criticada por organizações internacionais de defesa dos direitos humanos.

Além disso, Miranda foi o primeiro vereador LGBT da história da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2019, ele ocupou a vaga do deputado federal Jean Wyllys, que deixou o país devido a ameaças de morte.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES