Flávio Dino é sorteado relator da ação de Bolsonaro contra multa do TSE

A condenação diz respeito ao impulsionamento de publicações na internet com críticas a Lula durante a campanha de 2022

Jair Bolsonaro e Flávio Dino | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Flávio Dino será o relator de um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela coligação “Pelo Bem do Brasil” no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impôs multa de R$ 70 mil a ambos. A condenação diz respeito ao impulsionamento de publicações na internet com críticas ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022, em violação às normas do TSE.

Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo federal, assumiu recentemente uma vaga no STF e será responsável por relatar o recurso. Ele sucedeu Ricardo Lewandowski, indicado por Lula para o cargo, que se aposentou em abril de 2023.

A condenação pelo TSE ocorreu devido à falta de identificação clara dos responsáveis pelas postagens impulsionadas, além do conteúdo proibido pela regra eleitoral. A multa foi estipulada em R$ 70 mil, o dobro do valor gasto no impulsionamento. A defesa de Bolsonaro e da coligação contestou a decisão no TSE, mas o pedido foi negado, levando-os agora a recorrer ao STF, argumentando que a multa é desproporcional ao suposto dano causado.

O recurso apresentado ao STF visa revisar a decisão do TSE e contestar a penalidade imposta, argumentando questões relacionadas à proporção da multa em relação ao suposto dano causado e a necessidade de uma reavaliação do valor. O processo agora será analisado pelo ministro Flávio Dino, que decidirá sobre os próximos passos da ação.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES