Fux manda Tarcísio e Alesp explicarem lei que livrou Bolsonaro de multas

O pedido de explicação foi feito em resposta a uma ação movida pelo Partido Verde e o prazo estabelecido para as explicações é de até dez dias.

Tarcísio de Freitas comanda o Estado de São Paulo | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) foram solicitados pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prestar esclarecimentos sobre a lei que perdoa multas aplicadas durante a pandemia de covid-19. O pedido de explicação foi feito em resposta a uma ação movida pelo Partido Verde e o prazo estabelecido para as explicações é de até dez dias.

No cerne da questão, está um artigo da legislação paulista que concede anistia a dívidas decorrentes do descumprimento de cinco decretos estaduais. Estes decretos, entre outras medidas, exigiam o uso de máscaras faciais como uma das formas de combate à pandemia de covid-19. A autoria da lei é atribuída ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), sendo apontado que a mesma beneficia aliados políticos, incluindo Jair Bolsonaro (PL).

Leia Mais

O ministro Fux destacou a relevância da matéria ao solicitar as explicações, afirmando que a ação direta de inconstitucionalidade questiona a validade da norma estadual, argumentando que ela viola o direito fundamental à saúde e a integridade das receitas públicas. Segundo Fux, a questão assume especial significado para a ordem social e a segurança jurídica.

O Partido Verde, autor da ação, sustenta que o artigo contestado apresenta um claro desvio de finalidade ao conceder anistia a pessoas que teriam negligenciado a participação nas campanhas de vacinação contra a covid-19 e resistido à adoção de políticas públicas alinhadas com o contexto pandêmico. A legenda argumenta que tal medida compromete tanto o enfrentamento da pandemia quanto a responsabilidade fiscal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES