General Freire Gomes diz à PF que manteve acampamentos a pedido de Bolsonaro

O ex-comandante do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, depôs à Polícia Federal.

Jair Bolsonaro e Freire Gomes, ex-comandante do Exército | Evaristo Sa/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-comandante do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, declarou em depoimento à Polícia Federal (PF) que não interferiu na manutenção do acampamento golpista por ordem do presidente Jair Bolsonaro (PL). As estruturas foram montadas em frente ao Quartel-Geral de Brasília por bolsonaristas após o resultado das eleições. Os grupos pediam atuação dos militares para manter o ex-presidente no poder, apesar do resultado das urnas. 

Leia Mais

Manifestação

No dia 11 novembro de 2022, Freire Gomes e os então comandantes da Marinha, Almir Garnier, e da Força Aérea Brasileira (FAB), Carlos de Almeida Baptista Junior, tinham assinado uma nota intitulada “Às Instituições e ao Povo Brasileiro”.

“São condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade”, diz trecho da nota.

Ordem de Bolsonaro

Quase dois meses depois da eleição, em 29 de dezembro, o general Gustavo Henrique Dutra, à frente do Comando Militar do Planalto, ordenou o fim do acampamento para evitar confrontos entre apoiadores de Bolsonaro e eleitores de Lula, que se dirigiam à capital para a posse do presidente eleito. No entanto, Freire Gomes suspendeu essa determinação, alegadamente por ordem de Bolsonaro.

Depoimento crucial

O depoimento de Freire Gomes sobre os acampamentos é considerado crucial para as investigações sobre uma possível tentativa de golpe de Estado, apresentando mais uma ligação entre o ex-presidente e os eventos. Segundo apurações, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, apresentaram ao general duas versões da minuta do golpe, insistindo na implementação imediata.

Segundo fontes ligadas à PF, ouvidas pela CNN, os esclarecimentos do ex-comandante do Exército, do ex-comandante da Aeronáutica Carlos Baptista Júnior e a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, são “complementares”.

Com informações da CNN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES