PF identifica militares que pressionaram Exército a participar da trama golpista

O Exército, em nota, afirmou que não poderia se manifestar sobre o inquérito por estar em “segredo de Justiça”

Jair Bolsonaro e general Marco Antônio Freire Gomes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) identificou dois militares envolvidos na redação de uma carta de oficiais da ativa que pressionava o então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, a adotar uma postura radical diante de pedidos por golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) na Presidência em 2022. Os militares foram identificados a partir da análise de metadados do documento, recebido pelo tenente-coronel Mauro Cid em novembro de 2022.

O autor da carta foi identificado como coronel Giovani Pasini, e o último a modificar o documento foi o coronel Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, conhecido como Alexandre Bitencourt. As informações constam em um relatório da PF, que embasou os pedidos de prisão e buscas realizados em 8 de fevereiro contra ex-ministros e militares suspeitos de tramar um golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder após a derrota para Lula.

Pasini, oficial de artilharia formado em 1997, dedicou-se ao ensino da língua portuguesa e, em 2022, licenciou-se do Exército para se candidatar a deputado estadual pelo Patriota, embora não tenha sido eleito. Retornou à Força e solicitou sua ida para a reserva em fevereiro de 2023, após a divulgação da carta.

Alexandre Bitencourt, oficial de infantaria formado em 1997, foi condecorado em fevereiro de 2023 com a medalha militar de ouro com passador de ouro por seus 30 anos de serviços prestados. Ele morou no Chile em 2022 para fazer pós-graduação em condução de políticas estratégicas de defesa e, ao retornar ao Brasil, foi designado para função no Departamento-Geral de Pessoal.

Procurado pela imprensa, Pasini não comentou sobre a autoria do manifesto. Alexandre Bitencourt não foi localizado para comentar sobre o assunto.

Nota do Exército

O Exército, em nota, afirmou que não poderia se manifestar sobre o inquérito por estar em "segredo de Justiça" e que prestaria informações às autoridades competentes quando solicitado.

Militares são proibidos por leis e regulamentos de se manifestar coletivamente sobre atos de superiores ou em caráter reivindicatório ou político. À época da circulação da carta entre oficiais, o Alto Comando do Exército alertou sobre consequências àqueles que aderissem ao manifesto.

A carta foi redigida em meio a acampamentos de bolsonaristas radicais em frente a quartéis do Exército, pedindo intervenção das Forças Armadas contra a eleição de Lula. A PF aponta que Bolsonaro e aliados discutiam planos para um golpe naquele período.

A carta afirmava a disposição dos militares em cumprir missões constitucionais, desconsiderando interesses pessoais. A divulgação do texto ocorreu após oficiais da reserva publicarem uma carta aberta aos comandantes das Forças Armadas, expressando desconfiança com o resultado das eleições e pedindo o apoio para o "restabelecimento da lei e da ordem".

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES