Governo Federal cogita 'cashback' na conta de luz de famílias baixa renda

Estados têm isenção ou redução de tributos para essa população. Texto da reforma deve unificar alíquotas estaduais e eliminar exceções

Governo Federal cogita 'cashback' na conta de luz de famílias baixa renda | Foto: Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Fazenda está considerando a implementação do mecanismo de "cashback", no qual uma porção do valor pago seria reembolsada, como uma medida para mitigar o aumento do custo da conta de luz das famílias de baixa renda, decorrente da atual proposta de reforma tributária

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) alertou que a versão atual da reforma poderia resultar em um aumento nas tarifas de eletricidade para os consumidores de baixa renda, devido à eliminação das isenções ou das tarifas reduzidas nos impostos estaduais.

Em resposta às preocupações sobre os impactos da reforma, o Ministério da Fazenda declarou que esse assunto está sendo monitorado e que a ideia é utilizar o sistema de "cashback" como um meio de aliviar a carga tributária sobre o consumo de energia elétrica das famílias de baixa renda.

O sistema de "cashback" implica na restituição de impostos a um grupo específico como uma estratégia para atenuar as disparidades de renda. A regulamentação desse mecanismo deve ocorrer somente após a aprovação da reforma tributária, por meio de uma legislação complementar. Conforme Wagner Ferreira, diretor jurídico da Abradee, uma possível ineficiência desse mecanismo reside no fato de que ele presume o pagamento dos tributos antes de sua devolução.

ENTENDA O IMPACTO NA CONTA DE LUZ

A reforma tributária tem como objetivo simplificar a cobrança de impostos a nível federal, estadual e municipal, unificando os tributos em dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs). Essa unificação resultará na uniformização das alíquotas do imposto estadual.

Atualmente, cada estado define suas próprias alíquotas para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Essas normas estabelecem critérios de isenção ou redução de alíquota para pessoas pertencentes a determinadas faixas socioeconômicas, ou com menor capacidade de consumo.

No entanto, a proposta da reforma tributária não prevê a criação de um regime especial para a tributação da energia elétrica, o que implica na aplicação das mesmas alíquotas para todos os consumidores. Com a adoção da alíquota padrão, os consumidores de baixa renda, que atualmente se beneficiam de alíquotas reduzidas ou isenções, estarão sujeitos ao pagamento da alíquota completa dos tributos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES