Governo Lula vai suspender o novo ensino médio e mudanças no Enem

Uma portaria será publicada nos próximos dias com a interrupção do prazo de implementação da política.

Governo Lula vai suspender o novo ensino médio e mudanças no Enem | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

PAULO SALDAÑA - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender a implementação do novo ensino médio devido às críticas crescentes de professores e estudantes. Uma portaria será publicada nos próximos dias com a interrupção do prazo de implementação da política. 

O texto também terá as mudanças no Enem previstas para 2024. Essa suspensão ocorrerá enquanto perdura o prazo da consulta pública sobre o tema, iniciada em março e com 90 dias de duração, existindo ainda a possibilidade e prorrogação com mais 30 dias para o MEC criar um relatório. Na prática, a suspensão de ter um novo formato do Enem em 2024 é a principal consequência.

Leia Mais

O ministro da Educação, Camilo Santana, tem se colocado contrário à revogação do novo ensino médio e defendido que haja ajustes no modelo, enquanto a portaria com a suspensão tem anuência da equipe próxima ao presidente Lula. O Palácio do Planalto avaliar que o governo tem tido constantes desgastes ao decidir manter a reforma, principalmente entre os estudantes.

Uma revogação total da reforma dependeria de atuação do Congresso, por ter ocorrido por lei. A suspensão desse prazo foi a única saída do governo para acalmar os críticos e evitar consequências. 

Estudantes, professores e especialistas já faziam a cobrança - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

O novo ensino médio foi aprovado no ano de 2017 e dispõe da organização da grade horária em duas partes, ficando dessa forma: 60% da carga horária dos três anos é comum a todos os estudantes, com as disciplinas regulares. Os outros 40% são para as disciplinas chamadas optativas inseridas nas áreas do conhecimento, chamados de itinerários formativos. 

A implementação desse novo formato virou obrigatória no ano de 2022 e tem apresentado vários problemas, como a falta de professores, falta de espaços, laboratórios e turmas lotadas.

Estudantes, professores e especialistas da área cobram o governo Lula para que o modelo seja revogado desde o início desse ano. O prazo atual de implementação da reforma culmina com um novo formato do Enem em 2024, quando a primeira turma completa os três anos da etapa no novo modelo. Por isso, a portaria que deve ser publicada nos próximos dias revoga esse prazo de implementação também.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES