Pesquisa Datafolha: Lula tem 38% de aprovação e 29% de reprovação

O estudo avalia os três primeiros meses de governo e aponta que Lula enfrenta sua maior rejeição até o momento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (1º) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 38%, e reprovado por 29% entre os brasileiros. O estudo avalia os três primeiros meses de governo e aponta que Lula enfrenta sua maior rejeição até o momento.

O levantamento, realizado com 2.028 pessoas em 126 municípios entre os dias 29 e 30 de março, mostrou que Lula é mais bem avaliado pelos nordestinos, com 53% de ótimo ou bom. Já eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom), e mais ricos (30% de ótimo ou bom),são os mais refratários ao presidente. Além disso, entre os mais pobres e jovens, a reprovação é menor (apenas 21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos).

Pesquisa Datafolha: Lula tem 38% de aprovação e 29% de reprovação (Foto: Governo Federal)

A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados (51%) considera que Lula fez menos pelo país do que o esperado nestes três primeiros meses, enquanto apenas 18% acreditam que ele fez mais. Em relação às expectativas futuras, 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom, 27% preveem um governo regular e 21% acreditam que será ruim ou péssimo.

A sondagem também questionou os eleitores sobre o cumprimento das promessas de campanha do presidente, com 28% acreditando que Lula cumprirá a maioria delas e 50% acreditando que ele cumprirá parte, mas não a maioria.

Em comparação aos inícios de mandato dos presidentes desde a redemocratização, Lula enfrenta sua pior performance até o momento. Em seu primeiro mandato, em 2003, ele contava com uma aprovação de 43% e, no segundo, em 2007, o número subiu para 48%. No entanto, o atual percentual de reprovação (29%) iguala o pior momento de Lula enquanto presidente, registrado em dezembro de 2005, durante o escândalo do mensalão.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES