Governo quer acelerar licença para perfuração na foz do Rio Amazonas

Ministro Alexandre Silveira defende celeridade no processo de licenciamento para permitir perfuração de poços na foz do Amazonas.

Ministro quer rapidez no processo de licenciamento | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, expressou nesta terça-feira (12) sua defesa pela aceleração do processo de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para permitir que a Petrobras realize perfurações de poços de petróleo na foz do Rio Amazonas. A região da Margem Equatorial, localizada no estado do Amapá, é reconhecida pelo seu grande potencial petrolífero.

“O Ibama deve dar celeridade a esse processo para que nós não possamos continuar perdendo tempo na questão de diagnosticar qual que a real capacidade de produção na Margem Equatorial de petróleo e gás e, consequentemente, seus derivados”, disse Silveira após participar de um evento sobre energia eólica na capital paulista. O ministro pediu “maior sensibilidade da direção do Ibama nessa questão da margem equatorial”, argumentou o ministro Alexandre Silveira.

Em maio, o Ibama negou o pedido da Petrobras para realizar atividades de perfuração marítima na bacia da Foz do Amazonas, conhecida como bloco FZA-M-59. O órgão alegou que a decisão foi tomada devido a um "conjunto de inconsistências técnicas" relacionadas à segurança da operação em uma nova área exploratória. A equipe técnica responsável pelo parecer afirmou que a Petrobras não apresentou uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), que é fundamental para identificar áreas onde a extração e produção de petróleo e gás podem representar riscos graves e impactos ambientais significativos.

Leia Mais

Nesta terça-feira, a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, apoiou a decisão do Ibama em relação à exploração de petróleo na região da foz do Amazonas, enfatizando que o pedido da petrolífera foi rejeitado devido a questões técnicas. Durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, a Ministra declarou: "A licença não foi concedida devido às deficiências no estudo de impacto ambiental e nas soluções apresentadas."

Além disso, o Ministro Silveira anunciou sua intenção de aprovar até o final do ano um marco legal para a exploração de energia eólica em alto-mar. Ele enfatizou seu envolvimento na articulação com o Congresso Nacional para avançar nesse sentido e pretende aprimorar as normas existentes durante o próximo encontro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em dezembro, visando facilitar os investimentos em energia eólica offshore no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES