Marina Silva rebate comentário meritocrata feito pelo governador de Minas

Para a ministra, as regiões Sul e Sudeste “não têm vida” sem Amazônia

Supervalorização do Sul e do Sudeste | Brenno Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesse domingo (06), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), enfatizou que os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil dependem essencialmente das áreas que compreendem a Amazônia para sustentar suas atividades e ecossistemas. A declaração foi proferida durante o evento "Diálogos Amazônicos" em Belém (PA), que precede a Cúpula do Clima, que está agendada para terça-feira (08). O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de líderes de diversos países amazônicos.

Marina expressou sua posição em resposta ao discurso do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Nessa entrevista, Zema criticou o que ele considerou um favorecimento injusto a estados do Norte e do Nordeste, em detrimento do Sul e do Sudeste, em questões econômicas debatidas no Congresso Nacional, incluindo a reforma tributária. O projeto, que será avaliado pelo Senado nos próximos meses, propõe a criação de um fundo destinado a estados menos desenvolvidos.

Leia Mais

"Outras regiões do Brasil, com economias e populações muito menores, se unem e conseguem aprovar diversos projetos em Brasília. Nós, que representamos 56% dos brasileiros, frequentemente agimos individualmente, focando apenas em nossos interesses locais, e acabamos perdendo. Isso ficou evidente na reforma tributária, na qual começamos a demonstrar nosso peso", observou Zema.

Ao abordar o assunto, a ministra destacou que não havia visto a declaração do governador liberalista, mas realçou a relevância dos estados do Norte e do Nordeste para a economia não apenas do Brasil, mas também da América do Sul.

"Embora eu não tenha tido acesso à fala do governador, posso afirmar que as chuvas que alimentam as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são produzidas pela Amazônia, e as comunidades indígenas que habitam essa região desempenham um papel fundamental na conservação dessa floresta. Setenta e cinco por cento do PIB da América do Sul dependem das chuvas geradas pela Amazônia", ressaltou a ministra.

"Sem a Amazônia, não haveria condições para o desenvolvimento da agricultura, da indústria ou até mesmo para a própria existência do Brasil nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, uma vez que a ciência indica que essas áreas se tornariam desertos, comparáveis ao Atacama ou ao Saara", continuou.

Marina argumentou que a importância dos estados não está unicamente ligada à sua "dimensão populacional", mas sim à justiça ambiental e à parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) gerada pela região.

"Quem avalia nosso impacto apenas com base em nossa quantidade deve compreender melhor a importância da qualidade", concluiu a ministra.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES