Exclusivo Grupo de deputados alega 13 crimes de Bolsonaro e protocola requerimento

O grupo é formado por parlamentares da federação PT/PC do B e PV, PSOL/Rede e do PSB, todos partidos ligados ao atual presidente Lula (PT).

Jair Bolsonaro é acusado de treze crimes por deputados governistas | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 17 deputados federais protocolou na noite de terça-feira, 09 de maio, um requerimento solicitando a aprovação de Moção de Repúdio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) por supostos crimes cometidos durante seu mandato. O requerimento que tem como primeiro subscritor Pedro Uczai (PT-SC) alega que Bolsonaro cometeu atos ofensivos, omissões e crimes, incluindo aqueles relacionados à pandemia da COVID-19, e descreve 13 desses possíveis ilícitos

O grupo é formado por parlamentares da federação PT/PC do B e PV, PSOL/Rede e do PSB, todos partidos ligados ao atual presidente Lula (PT).

Leia Mais

O requerimento baseia-se no artigo 117 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que permite a aprovação de moções de repúdio a indivíduos ou instituições que tenham cometido atos considerados indignos, imorais ou ilegais. O grupo de deputados alega que as ações de Bolsonaro durante seu mandato, incluindo suas falas ofensivas, omissões e crimes, justificam a aprovação de uma moção de repúdio.

Entre os crimes alegados pelo grupo de deputados estão as ações de Bolsonaro relacionadas à pandemia da COVID-19, incluindo a falta de medidas para combater a doença, como a garantia de vacinas e equipamentos médicos adequados, que resultou na morte de mais de 700 mil brasileiros. Também é mencionado que Bolsonaro teria falsificado o cartão da vacina para entrar nos Estados Unidos, participado de motociatas em plena pandemia e não teria sido solidário a vítimas de enchentes e desabamentos, mantendo seu divertimento em detrimento do povo que estava em risco.

O requerimento ainda menciona outros supostos crimes cometidos por Bolsonaro, incluindo o ataque à educação e cultura brasileira, a descredibilização do processo eleitoral brasileiro e a promoção do preconceito e violência contra as mulheres e pessoas LGBTQIA+. Além disso, Bolsonaro é acusado de fomentar o golpe de estado, afrontar os poderes judiciário e legislativo, atentar contra a legislação ambiental, promover a ocupação, o desmatamento e o garimpo ilegal na Amazônia, fortalecer as milícias com a política armamentista e isolar o Brasil do mundo com sua política internacional desastrosa e nada diplomática.

Os supostos crimes listados pelo grupo dos parlamentares, são: 

1) Atacou a Educação e a Cultura brasileira, desconstruindo políticas públicas e desmoralizando as instituições.

2) Responsável por mais de 700 mil mortes da covid, das quais mais de 400 mil evitáveis.

3) Falsificou o cartão da vacina para se refugiar nos Estados Unidos.

4) Esbanjou dinheiro do cartão corporativo.

5) Participou de motociatas gastando dinheiro público em plena pandemia, disseminando o vírus da COVID-19.

6) Desacreditou o processo eleitoral brasileiro e colocou em risco a nossa democracia.

7) Não foi solidário a vítimas de enchentes e desabamentos, mantendo seu divertimento em detrimento do povo que estava em risco.

8) Fomentou o golpe de estado.

9) Afrontou os poderes judiciário e legislativo.

10) Atentou contra a legislação ambiental, promovendo a ocupação, o desmatamento e o garimpo ilegal na Amazônia.

11) Fortaleceu as milícias com a política armamentista.

12) Isolou o Brasil do mundo, com sua política internacional desastrosa e nada diplomática.

13) Promoveu o preconceito e violência contra as mulheres e pessoas LGBTQIA+.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES