Hacker e PL teriam planejado exibir fraude de urna em telão, afirma comentarista

A ideia seria mostrar a vulnerabilidade das urnas eletrônicas com a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecendo no lugar da do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Walter Delgatti à esquerda e Octavio Guedes à direita | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hacker Walter Delgatti Neto, famoso por ter sido responsável pela divulgação das informações conhecidas como "Vaza Jato”, juntamente com o PL teriam planejado exibir fraude de urna em telão. A informação foi revelada pelo comentarista da Globonews Octavio Guedes, o qual mencionou os planos do partido em relação às eleições presidenciais do ano passado.

Durante o programa Estúdio I, Guedes afirmou que o partido queria colocar o hacker em um caminhão de som, "durante uma das micaretas autoritárias que Bolsonaro fazia", com uma urna eletrônica e um telão, exemplo disso, durante o 7 de setembro. 

Conforme Octavio Guedes, o hacker, então, digitaria 22 (o número e foto de Bolsonaro) na urna e apareceria o 13 (número e foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) no telão, como "prova" da fraude nas urnas. Em seguida, apareceria um código-fonte criado pelo hacker, não o utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Leia Mais

"Fake news é isso. Ela tem um cheiro de verdade (urna eletrônica), mas inverte e mostra. Mas o plano não foi adiante", disse Guedes, ressaltando que ouviu as informações de terceiros.

Questionado pela Polícia Federal, Delgatti Neto disse que chegou a se reunir com o Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, para tratar do sistema das urnas eletrônicas. O hacker relata que o ex-presidente perguntou se ele conseguiria invadir as urnas se estivesse munido do código-fonte dos equipamentos. Entretanto, ele disse que "isso não foi adiante".

Na manhã desta quarta-feira, 2 de agosto, Walter Delgatti Neto foi alvo de uma operação da PF. Ele foi preso, pela terceira vez, por acessar contas de aplicativos de mensagens de autoridades responsáveis pela operação, a chamada "Vaza Jato". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES