Haddad recebe bancada evangélica após fim de isenção para religiosos

O ministro afirmou que o objetivo é alcançar uma interpretação que não gere problemas para os servidores públicos da Receita, que buscam cumprir a lei

Fernando Haddad - ministro da Fazenda | Washington Costa/MF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação de um grupo de trabalho destinado a discutir a regulamentação da isenção tributária concedida a pastores, medida que foi suspensa pela Receita Federal na última quarta-feira (17).

Haddad esclareceu que a decisão de suspender a isenção foi seguida pela formação do grupo de trabalho, que terá a missão de dialogar tanto com a Advocacia-Geral da União, representada pelo ministro Jorge Messias, quanto com o Tribunal de Contas, visando compreender de forma precisa a interpretação da lei aprovada pelo Congresso.

O ministro afirmou que o objetivo é alcançar uma interpretação que não gere problemas para os servidores públicos da Receita, que buscam cumprir a lei, e que não prejudique nem beneficie nenhum indivíduo em particular.

A bancada evangélica da Câmara dos Deputados se reuniu com Haddad nesta sexta-feira, em um encontro que ocorreu dias após a Receita Federal revogar a isenção. A decisão, tomada pelo secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, seguiu uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Com a revogação, as verbas recebidas por pastores e líderes religiosos pelo tempo dedicado às igrejas passam a ser consideradas como remuneração, sujeitas à tributação.

A norma suspensa, que tratava da isenção, foi assinada pelo então secretário da Receita no governo de Jair Bolsonaro, Júlio César Vieira Gomes, às vésperas da eleição de 2022. Gomes é alvo de investigação por tentar liberar joias recebidas pelo ex-presidente e que ele tentou incorporar ao seu patrimônio.

Posição dos pastores e deputados evangélicos

Após a reunião com Haddad, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) afirmou que a norma suspensa não implica a cobrança de impostos dos pastores. Segundo ele, a decisão apenas suspende a regulamentação da isenção prevista em lei.

De acordo com Câmara, a preocupação está na ausência do ato regulatório que esclarece como aplicar a lei, deixando margem para interpretações diversas.

O deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) destacou que não está "contra as igrejas" e ressaltou que o governo busca esclarecimentos sobre a tramitação que, segundo ele, não seguiu as regras durante a época eleitoral de 2022.

Impacto financeiro e questionamentos

O colunista do site g1, Octávio Guedes, informa que a isenção concedida a pastores e líderes religiosos representa um impacto de quase R$ 300 milhões aos cofres públicos, uma vez que o dinheiro deixou de ser arrecadado. O TCU registra 26 processos administrativos e um judicial questionando a tributação, suspendendo as cobranças durante a tramitação.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES