Identificação dos envolvidos em 8/1 reforça democracia, afirma Lula

Lula argumenta que é essencial recordar a tentativa de golpe que o país enfrentou. Em entrevista, o presidente foi questionado se acredita que o episódio tenha fortalecido a democracia.

Lula defende democracia quanto aos envolvidos de golpe que foram identificados | Rafa Neddermeyer - Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula desempenhou um papel fundamental na organização do evento marcado para a próxima segunda-feira, que assinalará o primeiro aniversário dos ataques golpistas aos prédios dos três Poderes. Há observações de que o líder petista está utilizando a data com motivações políticas.

Porém, Lula argumenta que é essencial recordar a tentativa de golpe que o país enfrentou. Em entrevista, o presidente foi questionado se acredita que o episódio tenha fortalecido a democracia.

"Eu tenho certeza de que a democracia saiu mais fortalecida. E por que eu tenho certeza? Veja, pela primeira vez a gente mapeou corretamente quem era que estava com quem, quem estava querendo ou não dar golpe", afirmou Lula.

Leia Mais

presidente enfatiza que a "grande maioria da classe política" e a "grande maioria do povo não queria ditadura, queria democracia".

Apesar de reconhecer o fortalecimento da democracia, o presidente destaca a importância de lembrar a data para consolidar o sistema e atender às aspirações da sociedade.

"É importante que a gente aprenda uma lição com o que aconteceu, para a gente fortalecer a democracia. Daqui para frente, nós precisamos ter em conta que a democracia precisa dar respostas aos anseios da população. Precisa garantir emprego, precisa garantir salário, precisa garantir educação, precisa garantir saúde, ou seja, nós precisamos fazer a sociedade compreender que através da democracia a gente pode garantir um Estado de bem-estar social para que as pessoas vivam com muita dignidade e com muito respeito neste país", destacou Lula, presidente do Brasil.

Lula solicitou a presença de todos os ministros do governo no evento de segunda-feira, alguns dos quais tiveram que ajustar ou dividir suas férias devido à "intimação" do chefe. Mesmo com a ausência anunciada de alguns governadores de oposição, Lula se empenhou pessoalmente para garantir que o evento reflita a união dos Poderes.

Por fim, no caso dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Lula fez convites pessoais durante jantares com membros da Corte. Apesar de o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso, estar em viagem, ele se comprometeu a participar do evento conforme acordado com Lula.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES