Intimidado, presidente do PL chama ação contra Zambelli de “perseguição”

Agentes da PF estiveram presentes em pelo menos três endereços ligados à bolsonarista, incluindo seu gabinete e apartamento

Operação em foco | Evaristo Sa/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-deputado Valdemar Costa Neto, atual líder do Partido Liberal (PL), lançou fortes críticas à operação da Polícia Federal (PF) que conduziu buscas em múltiplos endereços da deputada federal Carla Zambelli. Costa Neto classificou a ação como uma "perseguição" direcionada ao seu partido. Ele expressou suas preocupações em uma entrevista, nesta quarta-feira (02).

"Que situação absurda. Não respeitam a imunidade dos deputados. Isso não terá um desfecho positivo. Invadiram até a residência do ex-presidente da nação. Trata-se de uma clara perseguição ao PL, e é incompreensível que o Poder Judiciário não perceba que esse caminho não levará a um desfecho adequado", afirmou.

Leia Mais

Operação

Nesta quarta, agentes da PF estiveram presentes em pelo menos três endereços ligados à deputada bolsonarista, incluindo seu gabinete e seu apartamento funcional em Brasília. Paralelamente, na mesma operação, a PF deteve o hacker Walter Delgatti Neto. Apesar das afirmações de Costa Neto, a suspeita vigente é de que Zambelli e Delgatti possam ter inserido falsos mandados de prisão nos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo um contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em comunicado oficial, as autoridades policiais informaram que a operação potencialmente envolve os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A nota ressalta que esses crimes teriam ocorrido "entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando foram supostamente inseridos no sistema do CNJ, e possivelmente em outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos detidos por diferentes razões", além do mencionado falso mandado de prisão contra o ministro.

Os indícios para a realização dessa operação estariam baseados em comprovantes bancários de pagamentos feitos por assessores de Zambelli a Delgatti, que está sob prisão preventiva. Recentemente, em depoimento, Delgatti afirmou ter sido contratado pela deputada para realizar a invasão. Em 2022, ele teria sido conduzido a um encontro com Jair Bolsonaro (PL) para discutir um suposto plano de hackeamento de urnas eletrônicas.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES