Julgamento de Sergio Moro entra no 4º dia, com placar de 3 a 1 contra cassação

Desde o início do processo, Moro tem negado as acusações. As ações contra eles têm teor similar e são julgadas em conjunto pela Corte

Senador Sergio Moro (União-PR) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A quarta sessão de julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) está prevista para começar às 14h desta terça-feira (9), em Curitiba, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Até o momento, dos sete desembargadores da Corte, quatro votaram. A terceira sessão de julgamento terminou, na segunda-feira (8), com placar de três votos contra a cassação do mandato e um voto a favor.

Moro e os suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, respondem por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Desde o início do processo, Moro tem negado as acusações. As ações contra eles têm teor similar e são julgadas em conjunto pela Corte. Qualquer que seja a decisão no tribunal paranaense, cabe recurso.

PLACAR: 3 A 1: No julgamento das ações, todos os membros da Corte votam, inclusive o presidente, porque o processo envolve possível perda de mandato. O primeiro a votar foi o relator do caso, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, que foi contra a cassação do mandato. Em 3 de abril, o desembargador José Rodrigo Sade divergiu do relator e votou a favor da perda do mandato. Na segunda-feira (8), a desembargadora Claudia Cristina Cristofani acompanhou o voto do relator. Três desembargadores ainda precisam votar.

ACUSAÇÕES: As duas AIJEs foram protocoladas por duas frentes antagônicas na política nacional, apontando abuso de poder político indevido dos meios de comunicação e vantagem indevida na pré-campanha para a Presidência da República. A defesa de Moro nega as acusações, argumentando que muitos dos gastos apontados no processo não deram visibilidade ao senador. Os advogados das partes envolvidas expressaram suas opiniões sobre o desenrolar do julgamento.

Ao fim do terceiro dia de julgamento, o advogado Gustavo Guedes, responsável pela defesa de Moro e dos suplentes do senador, afirmou que os votos registrados na sessão representam o objetivo da defesa. Por outro lado, representantes dos partidos autores das AIJEs destacaram a importância da decisão da Justiça para estabelecer limites na pré-campanha eleitoral.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES