Lei das Saidinhas: Lula busca apoio de grupos religiosos para manter veto

O veto parcial de Lula atingiu um ponto crucial do texto, proibindo que presos em saídas temporárias visitem suas famílias

Presidente Lula (PT) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está mobilizando grupos religiosos com atuação em presídios, como a Capelania Prisional e a Pastoral Carcerária, para evitar a derrubada do veto presidencial a um projeto de lei que restringe as saídas temporárias de detentos em feriados. A articulação envolve também governadores e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o objetivo de influenciar a bancada religiosa no Congresso.

VETO DO CONGRESSO VETADO: O veto parcial de Lula atingiu um ponto crucial do texto, proibindo que presos em saídas temporárias visitem suas famílias. O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, participará diretamente da articulação, tendo sido um dos principais interlocutores do governo com os evangélicos.

JUSTIFICATIVA: O argumento central do governo para manter o veto é o potencial de provocar crises no sistema penitenciário e na segurança pública. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou a importância da convivência familiar em datas especiais para a ressocialização dos detentos, citando valores cristãos.

POSSÍVEIS IMPACTOS: Apesar da expectativa de derrubada do veto, líderes do governo no Congresso defendem a posição de Lula e alertam para possíveis impactos na popularidade do governo em caso de ocorrências durante as saídas temporárias. A definição pelo veto parcial foi tomada após debates internos entre diferentes alas do governo, com destaque para a influência de Lewandowski e da AGU.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES