Líder da CE pressiona Lula para priorizar questão indígena em sua agenda

Ursula von der Leyen afirma que indígenas têm papel crucial na superpotência verde do Brasil

Ursula von der Leyen fala sobre importância dos povos originários | Reprodução/Comissão Europeia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os indígenas desempenham um importante papel para que o Brasil se torne uma superpotência verde. Em meio às recentes derrotas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no campo ambiental, Ursula Leyen garantiu o apoio da União Europeia à agenda ambiental e climática do Executivo. A representante do bloco econômico desembarcou nesta terça-feira (12), em Brasília, como parte de uma série de viagens pela América Latina. Ela enfatizou a relevância de proteger a mata amazônica e as comunidades indígenas que lá habitam.

Nas tentativas de aprovar a MP dos Ministérios, o governo teve que ser passivo em aceitar as propostas de alteração do texto original, permitindo o enfraquecimento dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, respectivamente comandados por Marina Silva e por Sonia Guajajara. Além disso, o Congresso sancionou o projeto de lei que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, o qual precisa ser agora aprovado pelo Senado para passar a vigorar.

Leia Mais

Foi nesse contexto político que Ursula Leyen reiterou que os povos nativos possuem um papel crucial na preservação e utilização da floresta, além de auxiliarem para o avanço do potencial de superpotência verde brasileira.

O ponto ambiental também será um dos assuntos discutidos para concluir o acordo entre União Europeia e Mercosul, que está atualmente estagnado. Lula expressou seu desejo de selar o pacto ainda neste ano, e a presidente da Comissão Europeia reforçou seu desempenho em contribuir para que isso ocorra, informando que o tratado vai além do aspecto comercial, uma vez que aborda também os valores compartilhados, como a ação climática e o respeito pelos direitos trabalhistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES