Presidente Lula receberá chefe da Comissão Europeia na próxima semana

A presidente da Comissão Ursula von der Leye irá a Brasília para tratar de assuntos ambientais e do acordo Mercosul-UE.

Ursula von der Leyen, chefe da Comissão Europeia | Reprodução - Foto: Etienne Ansotte/European Commission
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), irá se reunir em Brasília com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para tratarem de pautas ambientais e sobre o acordo Mercosul-União Europeia (UE), que é negociado desde 1999. A intenção do bloco Europeu é de "acelerar" as negociações para que o acordo seja finalmente concretizado.

Três meses atrás, antes do anúncio da viagem de von der Leyen ao Brasil, Margrethe Vestager, vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, havia se reunido também em Brasília com Geraldo Alckmin, vice-presidente da República. No encontro, a vice-presidente afirmou que era preciso que fossem adotadas algumas medidas para "acelerar" a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

O Itamaraty informou que além do encontro com o presidente Lula, a chefe da Comissão Europeia deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Durante sua visita ao Brasil, Ursula von der Leyen deve abordar questões como o meio ambiente, o acordo Mercosul-UE, questões de ciência, tecnologia e também sobre projetos de inovação dos direitor humanos.

Após vinte anos do início das primeiras conversas sobre esse acordo, em 2019 os blocos haviam finalizado as negociações comerciais e, após um ano, os chamados "aspectos políticos e de cooperação", e desde então, o acordo está em fase de revisão. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, já declarou publicamente que irá atuar para tentar "destravar" o acordo e concluir o mais rápido as negociações.

A inclusão de eventuais sanções em possíveis casos de descumprimento de metas ambientais devem ser revistos, incluindo, por exemplo a chamada "reciprocidade", que o que vale de sanção para o Mercosul também vale para a União Europeia. No final do mês, as delegações do Brasil e da União Europeia juntaram-se em Brasília para realizarem a chamada reunião de "alto nível".

O Ministério das Relações Exteriores afirmou em nota que foram discutidos diversos temas, como defesa e segurança, meio ambiente e a mudança do clima, o acordo Mercosul-União Europeia, a Cúpula Celac-União Europeia, a presidência brasileira do G-20, a guerra na Ucrânia e a situação política no Haiti e na Venezuela.

A vinda da presidente Ursula von der Leyen ao Brasil, coincidentemente acontecerá em um momento no qual o presidente da república está tentando aumentar sua agenda de encontros com líderes e autoridades internacionais. Desde de 1° de janeiro, no momento de sua posse, Lula tem afirmado que deseja colocar o Brasil em uma posição de protagonismo no cenário internacional.O presidente já visitou países como os Estados Unidos, China, Japão, Argentina e Portugal, além de receber presidentes e primeiros-ministros em Brasília, como a presidente da Comissão Europeia.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES