Líderes na Câmara se reúnem por acordo para destravar arcabouço fiscal

Projeto já foi aprovado nas duas Casas, mas deputados ainda analisam mudanças feitas pelos senadores

Líderes na Câmara se reúnem por acordo para destravar arcabouço fiscal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (14), os líderes partidários na Câmara se encontraram em mais um estágio de suas discussões, buscando desbloquear a tramitação da votação do novo conjunto de medidas fiscais, que é uma das principais metas do governo Lula.

Agendado para as 19h na residência oficial da Câmara, o encontro contará não apenas com os líderes, mas também com a participação de especialistas e do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), responsável por relatar o projeto. A proposta já passou pela avaliação dos deputados, porém, devido a modificações efetuadas no Senado, requer uma nova deliberação na Casa.  

Conforme o deputado Arthur Lira (PP-AL), que ocupa a posição de presidente da Câmara, o projeto aguarda deliberação final devido às discussões em curso sobre as alterações promovidas pelos senadores. No entanto, é notório que essa postergação está inserida em um contexto político. Os partidos PP e Republicanos estão em negociações para ocupar ministérios na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma vez que a confirmação dos setores que cada partido irá ocupar não foi formalizada, o deputado Arthur Lira (PP-AL) tem adiado a votação da proposta com base na alegação de que ainda não existe um consenso entre os legisladores a respeito do projeto. 

NEGOCIAÇÕES

Os partidos já designaram os indivíduos que preencherão as funções ministeriais: Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA). Não obstante, ainda está pendente a decisão quanto a quem cederá o lugar para acomodar esses novos aliados.

Até o momento, as conversações concentram-se em possíveis alterações na administração da Caixa Econômica Federal, destinando a esta, o controle pelo PP, e em relação ao Ministério do Esporte, que seria alocado ao Republicanos.

O PP está exercendo pressão adicional para assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Social. No entanto, o governo está relutante em aceitar essa demanda, pois essa pasta é encarregada do Bolsa Família, que é um dos principais destaques da gestão Lula. O plano de reestruturação também abarca a divisão do Ministério de Portos e Aeroportos, e inclusive a introdução de novos ministérios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES