Limma defende criação do Portal da Transparência das escolas pública

Conforme a proposta, o portal deverá atender a todas as normas da Lei de Acesso à Informação.

Francisco Limma | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Proposto pelo deputado Francisco LImma (PT), o indicativo de Projeto de Lei que propõe a transparência e o acesso do público às informações sobre as escolas públicas do Piauí está nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

Conforme a proposta, o portal deverá atender a todas as normas da Lei de Acesso à Informação. O deputado propõe que o portal deve ter informações sobre o corpo docente e técnico administrativo, a infraestrutura, a estrutura organizacional, o quadro do alunado, o endereço postal com telefones, e-mails e horário de atendimento ao público externo.

A plataforma deve ainda informar o registro detalhado dos repasses financeiros e das despesas, os programas, ações e projetos, as obras, serviços e aquisição de mobiliário, e, sobretudo, as perguntas mais frequentes encaminhadas pela sociedade com as respectivas respostas.

Portal deve conter informações das escolas da rede estadual (Foto: Thiago Amaral)

Mecanismo de acesso

Segundo o deputado, a propositura tem como finalidade criar, junto ao site oficial da Secretaria de Educação do Estado, um mecanismo de acesso de toda a sociedade para realizar o acompanhamento dos investimentos, despesas e da própria estrutura das escolas públicas estaduais. A iniciativa permitirá um controle externo de extrema importância, pois oportuniza a fiscalização global das escolas.

“É importante mencionar que a pasta está entre as que mais recebem recursos no âmbito do Estado, dessa forma, torna-se imperioso garantir que a todos os repasses seja dada publicidade de forma atualizada, a fim de que possa haver maior controle sobre os valores gastos, bem como verificar se os investimentos estão indo ao encontro com a ideia de avançar com o propósito das instituições de ensino público”, justifica o parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES