LISTA! Governo Lula anuncia 5G em mais 21 municípios do Piauí

As prestadoras terão de planejar e executar a instalação das estações, um processo que varia conforme a logística e infraestrutura de cada localidade.

Tecnologia 5G poderá chegar a novos municípios no Piauí | Gerado com IA/Bing Creator
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um avanço significativo para a infraestrutura de telecomunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta quarta-feira, 13 de março, a ampliação da cobertura 5G para incluir mais 395 municípios em seis estados brasileiros. A decisão, fruto de uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), permite às operadoras solicitar o licenciamento e ativação de novas estações de 5G a partir do dia 18 de março.

Entre os estados beneficiados, o Piauí se destaca com 21 municípios aptos para receber a tecnologia, incluindo Acauã, Água Branca, e São Pedro do Piauí, marcando um passo importante para a inclusão digital e o desenvolvimento regional. Além do Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, e Pernambuco também verão uma significativa expansão do serviço, refletindo o compromisso do Ministério das Comunicações (MCom) em acelerar a disponibilidade e a qualidade do 5G no país.

Leia Mais

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o empenho do MCom em não apenas seguir os prazos estipulados pelo Edital do 5G, mas também em pressionar as operadoras para antecipar a ativação do serviço e melhorar a cobertura, especialmente em áreas até então negligenciadas ou sem sinal.

Com esta nova fase, o Brasil alcança um marco de 3.678 municípios habilitados para a tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz, abrangendo cerca de 85% da população do país, ou seja, aproximadamente 181,3 milhões de pessoas. Este movimento representa um salto qualitativo e quantitativo na oferta de serviços de telecomunicações, prometendo transformar a conectividade e abrir novas avenidas para o desenvolvimento econômico e social.

Importante destacar, a liberação da faixa de 3,5 GHz é um passo crucial, mas não implica na implementação imediata das redes 5G. As prestadoras terão de planejar e executar a instalação das estações, um processo que varia conforme a logística e infraestrutura de cada localidade.

A expansão segue as diretrizes do Edital do 5G e considera a migração da transmissão de TV aberta da banda C satelital para a banda Ku, um esforço coordenado pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (Siga Antenado) para mitigar interferências e garantir a qualidade da transmissão televisiva. A banda Ku oferece melhor qualidade de áudio e vídeo e permite o uso de antenas parabólicas menores, imunes à interferência do 5G.

Para as famílias que recebem TV aberta via antena parabólica e estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o governo disponibiliza um kit gratuito para adaptação ao novo sistema. A iniciativa busca assegurar que a transição para o 5G não deixe ninguém para trás, promovendo a inclusão digital e garantindo acesso à informação e entretenimento de qualidade para todos.

Veja todos os municípios piauienses abarcados:

  1. Acauã
  2. Agricolândia
  3. Água Branca
  4. Alto Longá
  5. Barro Duro
  6. Boa Hora
  7. Boqueirão do Piauí
  8. Buriti dos Lopes
  9. Cabeceiras do Piauí
  10. Cocal
  11. Cocal dos Alves
  12. Dom Inocêncio
  13. Lagoa do Barro do Piauí
  14. Lagoinha do Piauí
  15. Nossa Senhora de Nazaré
  16. Olho D'Água do Piauí
  17. Passagem Franca do Piauí
  18. Prata do Piauí
  19. Queimada Nova
  20. São Miguel da Baixa Grande
  21. São Pedro do Piauí


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES