Luís Roberto Barroso toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal

Durante a ocasião, a cantora Maria Bethânia estará presente a convite de Barroso para entoar o Hino Nacional​

Luís Roberto Barroso toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal | Antonio Augusto/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Luís Roberto Barroso tomará posse no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 28 de setembro. Ele exercerá seu mandato por dois anos, permanecendo na presidência até outubro de 2025, sucedendo à ministra Rosa Weber, que presidiu a última sessão da Corte no dia 27.

A cerimônia de posse está agendada para iniciar às 16h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, juntamente com outras autoridades dos Três Poderes.

Durante a ocasião, a cantora Maria Bethânia estará presente a convite de Barroso para entoar o Hino Nacional. A celebração será acompanhada por cerca de mil convidados. Além da presidência do STF, Barroso assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto o ministro Edson Fachin ocupará o cargo de vice-presidente do STF.

PERFIL

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos. O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES