Lula se reúne hoje com Lewandowski e Dino e deve anunciar o novo ministro da Justiça

Desde a indicação de Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber no STF, Ricardo Lewandowski emergiu como o favorito para assumir o MJSP

Lula, Ricardo Lewandowski e Flávio Dino | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está programado para se reunir com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, às 11h. O ministro da Justiça, Flávio Dino, também participará da reunião. Há expectativas de que, após o encontro, Lula oficialize Lewandowski como o novo titular da pasta. A aceitação do convite ocorreu após uma reunião na quarta-feira (10).

Na noite anterior, Lula recebeu Dino e Lewandowski na residência oficial do Alvorada, marcando o início das discussões sobre os detalhes da sucessão no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O encontro se estendeu por mais de três horas.

Desde a indicação de Flávio Dino para a vaga de Rosa Weber no STF, feita por Lula no final de novembro, Ricardo Lewandowski emergiu como o favorito para assumir o MJSP. Os preparativos para essa transição começaram em novembro, quando Lewandowski integrou a comitiva do governo na COP28 nos Emirados Árabes Unidos.

Trajetória jurídica de Lewandowski

Aos 75 anos, Lewandowski ocupou o cargo de ministro do Supremo entre 2006 e 2023, nomeado por Lula. Ao longo desse período, manteve uma relação próxima com o líder petista, sendo considerado o ministro mais leal.

Após sua aposentadoria em abril do ano passado, Lewandowski continuou ativo, atuando como conselheiro jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também assumiu a presidência do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul, indicado por Lula.

A chegada de Lewandowski pode impactar as posições do PSB dentro do MJSP, uma vez que o novo ministro deseja indicar nomes de sua confiança para cargos-chave. Atualmente, o PSB ocupa quatro postos no ministério.

Embora Lewandowski busque autonomia para formar sua equipe, há indicações de que Lula poderá sugerir a manutenção de alguns membros atuais, como o secretário de Defesa do Consumidor, Wadih Damous, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos.

A possível reconfiguração no MJSP levanta preocupações entre membros do PSB, que temem uma diminuição de sua influência no governo e uma possível fratura na histórica relação entre os dois partidos. A sigla, aliada principal do PT na campanha presidencial de 2022, espera compensações caso haja mudanças substanciais na equipe ministerial.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES