Lula retoma nesta segunda viagens internacionais com agendas no Oriente e Europa

O principal compromisso do presidente será a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes

Lula retoma nesta segunda viagens internacionais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (27) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia sua primeira viagem internacional desde que passou por uma cirurgia no quadril, há dois meses. O presidente fará uma tour por três países do Oriente Médio e pela Alemanha.

O principal compromisso do presidente será a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes. Durante sua viagem, Lula também terá encontros com líderes governamentais e empresariais em quatro paradas distintas:

Lula passou por duas cirurgias, uma nas pálpebras e outra no quadril, ambas realizadas em Brasília no dia 29 de setembro. A intervenção no quadril envolveu a colocação de uma prótese para tratar uma condição de artrose no encaixe com o fêmur direito.

Leia Mais

Apesar das cirurgias, o presidente, que teve uma agenda internacional movimentada nos nove primeiros meses do terceiro mandato, programou a intervenção no quadril de forma a garantir sua recuperação a tempo de participar da COP 28 em Dubai.

Lula está programado para deixar Brasília na segunda-feira (27) em direção a Riade, na Arábia Saudita, e em seguida para Doha, no Catar. Durante a viagem, o presidente terá encontros com autoridades locais e empresários.

Seu interesse está voltado para investimentos de fundos provenientes dos países do Golfo Pérsico, grandes produtores de petróleo, em projetos de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é a principal iniciativa do governo para estimular a economia e gerar empregos.

Lula chegará a Riade na terça-feira (28) para uma audiência com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman (MBS). Em junho, durante uma visita a Paris, o presidente cancelou um jantar com o príncipe, que é uma figura polêmica e foi responsabilizado por um relatório de inteligência dos Estados Unidos pela morte do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.

Além de eventos empresariais em Riade, incluindo um da Embraer e outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Lula planeja seguir para Doha na quarta-feira (29). Na quinta-feira (30), está prevista sua participação em um fórum empresarial e um encontro com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani.

Segundo o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, é "natural" que Lula discuta a situação no Oriente Médio, incluindo a guerra entre Israel e o grupo Hamas, com o emir do Catar, dada a intermediação do Catar na trégua e as relações com o Hamas. O Brasil recentemente repatriou um grupo de pessoas da Faixa de Gaza e busca trazer de volta mais brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES