Lula chega à Bélgica para participar da cúpula entre Celac e União Europeia

Presidente diz que irá “reforçar as relações entre a América Latina e a Europa”

Lula chega à Bélgica para participar da cúpula entre Celac e União Européia | Reprodução/CNN Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta das 11h deste domingo, 16 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), chegou a Bruxelas, na Bélgica, para participar da Cúpula Celac-União Europeia, que terá início na segunda-feira, 17 de julho. De acordo com Lula, a viagem "será um espaço importante para aprofundarmos relações entre nossas regiões. Dias de muito trabalho pelo desenvolvimento do Brasil". O presidente também afirmou que irá "reforçar as relações entre a América Latina e a Europa". 

Nos dias 17 e 18 de julho, o evento contará com a presença de aproximadamente 60 líderes estrangeiros. De acordo com informações do Planalto, o Brasil apresentará propostas relacionadas ao combate à fome, desafios ambientais, reforma do sistema financeiro internacional, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, combate ao crime organizado transnacional, bem como o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental.

Lula também abordará questões relacionadas ao Mercosul e à União Europeia, incluindo o acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e os membros do Mercosul, como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Ao chegar ao hotel, o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, foram recebidos por um grupo de maracatu composto por membros de Recife, Fortaleza e Goiânia.

AGENDA

Embora ainda sujeita a ajustes, a agenda do presidente Lula inclui uma série de reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus. O chefe de Estado brasileiro terá a oportunidade de se encontrar com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Além disso, compromissos com representantes da Áustria e da Suécia já foram confirmados.

No dia 17 (segunda-feira), Lula participará do Fórum Empresarial União Europeia - América Latina pela manhã. À tarde, ocorrerá a sessão de abertura da CELAC. No dia seguinte, acontecerá a Cúpula da CELAC-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira, dia 19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES