Lula chega a Xangai e é recebido por Dilma Rousseff em visita à China

O petista terá reuniões com líderes políticos e empresários durante sua visita.

Presidente Lula foi recepcionado por Dilma Rousseff em Xangai | Ricardo Stuckert/Presidência da República
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Xangai, primeira parada de sua visita à China. O avião de Lula aterrissou no aeroporto da cidade às 22h30, horário local, 11h30 no horário de Brasília. A comitiva do petista, que conta com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi recebida pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Durante sua estadia em Xangai, Lula participará da posse de Dilma Rousseff como presidente do Banco do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (13).

Lula é recebido por Dilma Rousseff em Xangai Foto: Ricardo Stuckert

Em seguida, Lula seguirá para Pequim, onde se encontrará com o presidente da China, Xi Jinping, na sexta-feira (14). Além disso, o petista terá reuniões com líderes políticos e empresários durante sua visita. Antes de retornar ao Brasil, fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos.

Durante sua viagem pela Ásia, o foco principal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprofundar as relações comerciais com a China, que é o maior parceiro do Brasil em negócios internacionais. Além disso, ele também abordará a guerra entre Rússia e Ucrânia e questões de governança global.

Leia Mais

Originalmente, a visita do presidente ao país asiático estava agendada para o final de março, mas devido a uma pneumonia, Lula adiou a viagem seguindo as orientações médicas.

Convidado pelo presidente chinês, Xi Jinping, Lula tem como objetivo defender as relações já estabelecidas com a maior economia do mundo e possivelmente ampliar a venda de produtos brasileiros no mercado chinês.

Ao mesmo tempo, Lula busca consolidar a estratégia da política externa do governo. Em seu discurso de vitória nas eleições, o presidente dedicou grande parte do tempo para falar sobre as relações internacionais e que sua prioridade seria "recolocar o Brasil no mundo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES