Lula começa hoje jornada pelo Nordeste para lançamento do PAC e combate à fome

Na manhã desta quinta-feira, a agenda oficial terá início com a cerimônia de anúncio dos empreendimentos do PAC em Teresina (PI), marcada para as 09h30

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (31), presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia uma série de compromissos no Nordeste, tendo como enfoque central o combate à fome e ações voltadas para a infraestrutura, alinhadas ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula planeja visitar três estados em apenas dois dias, enquanto adia um aguardado rearranjo ministerial. De acordo com informações, o presidente deve anunciar em breve uma nova configuração de seu gabinete, incluindo membros proeminentes do Progressistas (PP) e do Republicanos, partidos associados ao Centrão, no alto escalão do governo federal.

Leia Mais

Nesta quinta-feira, a agenda terá início com a cerimônia de anúncio dos empreendimentos do PAC em Teresina (PI), marcada para as 09h30. Às 16h, Lula participará do lançamento do plano "Brasil Sem Fome", evento que contará com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT-PI).

Brasil Sem Fome: uma pauta central para Lula

A redução das disparidades sociais e o acesso adequado à alimentação constituem uma das preocupações primordiais para Lula. Essa temática será o núcleo central do novo programa governamental intitulado "Brasil Sem Fome", que será apresentado nesta quinta-feira. O objetivo declarado do programa é retirar o Brasil do mapa da fome até 2030.

Segundo dados fornecidos pelo governo federal, informações recentes revelaram que, em 2022, cerca de 33 milhões de brasileiros enfrentaram situações de insegurança alimentar no país.

O programa também estabelece metas anuais de redução dos índices gerais de pobreza e a diminuição para menos de 5% da parcela de domicílios em situação de insegurança alimentar severa.

Para alcançar tais objetivos, o programa propõe a implementação de ações que aumentarão a renda disponível para a aquisição de alimentos, a inclusão em políticas de proteção social e a expansão da produção e do acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis.

O "Brasil Sem Fome" opera em três frentes principais: acesso à renda, ao emprego e à cidadania; promoção de uma alimentação adequada e saudável; e mobilização para o enfrentamento da fome.

Agenda no Nordeste e além

Na sexta-feira (1º/9), Lula seguirá para Fortaleza (CE), onde participará de um evento comemorativo aos 18 anos do Programa Agroamigo e aos 25 anos do Programa Crediamigo, ambos geridos pelo Banco do Nordeste.

Em seguida, o presidente visitará Luís Gomes, município no interior do Rio Grande do Norte, onde inspecionará as obras do Túnel Major Sales, parte integrante do Ramal do Apodi. Essa estrutura, relacionada à transposição do rio São Francisco, beneficiará aproximadamente 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

O mandatário também planeja uma turnê pelo Sudeste na próxima semana, visando o lançamento das iniciativas do novo PAC. Esse movimento engloba São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, estados que receberão os maiores investimentos provenientes do programa governamental.

Lula antecipou sua intenção de convidar os governadores dos estados a acompanhá-lo nesses eventos. Essa ação também serve como uma resposta sutil aos governadores que apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Lula comentou com um toque de ironia: "Como somos civilizados, vamos convidar o governador". O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), já confirmou sua intenção de aceitar o convite do Planalto para a ocasião.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES