Lula concede à primeira-dama Janja a mais alta honraria do país; saiba o motivo

O título não se restringiu apenas à primeira-dama; ministros do governo e do STF também foram homenageados pelo presidente

Presidente Lula (PT) ao lado de Janja | Sérgio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, o mais alto grau da Ordem de Rio Branco. A distinção, destinada a pessoas físicas ou jurídicas pelos serviços prestados ou méritos excepcionais, foi publicada no Diário Oficial da União.

Casada com Lula desde maio de 2022, Janja foi agraciada com o título de Grã-Cruz. A socióloga, que tem sido alvo de críticas tanto de opositores quanto de aliados, recebeu recentemente destaque por expressar o desejo de ter um gabinete próprio no Palácio do Planalto, onde o presidente realiza suas atividades com colaboradores.

Além de Janja, a segunda-dama Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu Alckmin e esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também foi homenageada por Lula.

Outros agraciados incluem os ministros Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

A lista também abrange o STF

A lista de condecorados também conta com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin; os governadores Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Jader Barbalho Filho (MDB), do Pará; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; e o líder indígena Raoni, todos recebendo a Ordem de Rio Branco no quadro suplementar no grau Grã-Cruz.

Em uma homenagem póstuma, o presidente Lula concedeu a Ordem de Rio Branco às cantoras brasileiras Elza Soares, Gal Gosta e Rita Lee, ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dominic Phillips, assassinados em junho de 2022 durante uma viagem pelo Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Todos foram homenageados como "comendadores".

A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963, busca reconhecer "serviços meritórios e virtudes cívicas" e incentivar a prática de ações dignas de menção honrosa, dividindo-se em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem. O quadro ordinário é destinado a diplomatas brasileiros da ativa, enquanto o quadro suplementar abrange diplomatas aposentados e outras personalidades, nacionais ou estrangeiras.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES