Lula planeja criar bolsa permanência para estudantes; saiba como funcionará

O propósito central dessa iniciativa é estimular a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, visando a redução dos índices de evasão escolar no país.

Lula lançará o programa na próxima semana | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (21/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), revelou durante a transmissão ao vivo semanal de seu podcast, intitulado 'Conversa com o Presidente', que na próxima semana anunciará um programa destinado à implementação de uma bolsa-permanência direcionada aos estudantes do ensino médio. O propósito central dessa iniciativa é estimular a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, visando a redução dos índices de evasão escolar no país.

Ao antecipar os detalhes do programa, o presidente optou por não divulgar o valor que será disponibilizado aos alunos do ensino médio, ressaltando, no entanto, que a intenção é criar uma espécie de "poupança". Esse montante, conforme explicado por Lula, estará acessível ao término do ano letivo. Durante sua participação no podcast, o presidente abordou a questão da escassez de oportunidades enfrentadas por recém-formados ao ingressar no mercado de trabalho.

Leia Mais

O presidente expressou sua preocupação com o desafio enfrentado pelos jovens que concluem seus estudos e se deparam com obstáculos para ingressar no mercado de trabalho. Em suas palavras, ele destacou a importância de resolver esse problema, enfatizando que a juventude necessita de oportunidades de emprego. Lula ressaltou que a falta de trabalho pode levar à desistência dos estudos, e mencionou o impacto psicológico, ilustrando a situação com a metáfora de um celular como uma "bomba atômica", enfatizando que a falta de perspectivas pode gerar descontentamento e desconfiança.

Diante desse cenário, o presidente anunciou a criação de uma medida inovadora: uma bolsa destinada aos estudantes do Ensino Médio, com o intuito de evitar a desistência escolar. Esclareceu que, na prática, se trata mais de uma poupança do que propriamente de uma bolsa, uma vez que os beneficiários poderão retirar o valor acumulado ao término de seus estudos para utilizar conforme suas necessidades e aspirações.

Lula encerrou sua declaração enfatizando a necessidade de intensificar esforços para gerar mais oportunidades de emprego, reconhecendo a importância do trabalho como um meio fundamental para o desenvolvimento e a estabilidade econômica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES