Lula dá 'puxão de orelha' em ministro após evento no Planalto; saiba o motivo

Presidente disse a ministro que evento para celebrar aniversário de programa do governo não fazia sentido

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Evaristo Sá/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, por organizar um evento no Palácio do Planalto em celebração aos 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Lula expressou que o evento era inadequado, especialmente considerando as críticas dirigidas ao governo pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e por defensores da agricultura familiar. O ex-presidente questionou a pertinência da comemoração diante do atual contexto de descontentamento.

Leia Mais

O Programa de Aquisição de Alimentos foi estabelecido em 2003, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar sustentável, incentivando o consumo dos produtos desse setor. Em março de 2023, o programa foi recriado, uma vez que, durante o governo Bolsonaro (PL), havia sido substituído pelo "Alimenta Brasil".

O que é o PAA?

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do governo brasileiro que visa incentivar a agricultura familiar e promover a segurança alimentar. Criado no primeiro mandato do presidente Lula, o programa busca fortalecer a produção local e regional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza.

O PAA funciona por meio da compra direta de alimentos produzidos por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Esses alimentos são adquiridos pelo governo, por intermédio de órgãos federais, estaduais ou municipais, e destinados a programas sociais, como a distribuição de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Principais objetivos do PAA:

  1. Estimular a agricultura familiar: O programa visa promover a produção local e regional, valorizando os pequenos agricultores e contribuindo para a diversificação da produção agrícola.

    Promover a segurança alimentar: Ao adquirir alimentos diretamente dos produtores locais, o PAA busca garantir o acesso à alimentação para populações em situação de insegurança alimentar e nutricional.

    Combater a pobreza: Através da valorização da produção dos agricultores familiares, o programa contribui para a geração de renda e a melhoria das condições de vida dessas comunidades.

    Reduzir o desperdício: Ao direcionar a compra de alimentos para programas sociais, o PAA evita o desperdício de produtos agrícolas e incentiva práticas mais sustentáveis.

    Fortalecer a economia local: A compra direta de alimentos fortalece a economia local, uma vez que o dinheiro investido retorna para a comunidade, estimulando o comércio e o desenvolvimento regional.

    Para mais informações, acesse MeioNorte.com



    Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

    Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

    Baixe nosso app no Android, clique neste link

    Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES